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Seis dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce

em Mais
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

É difícil vender online, não é mesmo? Muito tempo, esforço e dinheiro é colocado em cada negociação, seja ela pequena ou grande. E uma das coisas mais frustrantes para estes empresários é o abandono de carrinho, quando um cliente quase compra o seu produto.

De acordo com dados do instituto de pesquisa Baymard, em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Como os lojistas podem reverter essa situação e aumentar as suas vendas? Confira abaixo algumas dicas de Ricardo Rodrigues (*):

1 – Seja claro quanto ao frete – Um dos pontos mais sensíveis para compra online é o frete. Nossa pesquisa sobre experiências omnichannel, por exemplo, mostra que 49% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas porque não pagam pelo frete e 31% que avaliam suas experiências de consumo como negativas porque o valor do frete é muito alto, injusto ou não compensa.

Ou seja, os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, depois mesmo de fazerem o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim para essa pessoa. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.

2 – Cadastro muito longo – Apesar de importante para obter informações sobre o seu cliente, um cadastro exageradamente longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Além disso, garanta que esteja de acordo com as normas da LGPD e demais regras.

3 – Promoções confusas – Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso pode levar ao abandono de carrinho e a uma experiência ruim para o cliente que, além de não comprar, pode falar mal da sua loja. Evite isso sendo claro e objetivo nas suas comunicações, quanto aos critérios de suas promoções, entre outros.

4 – Tenha um site seguro – Dificilmente alguém comprará em seu site se não achá-lo seguro. Em especial na hora de fechar a compra, se o possível consumidor não sentir confiança ele não vai finalizar a transação. Invista em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.

5 – Meio de pagamento – Um outro motivo recorrente para o abandono de carrinho é a plataforma de pagamento. Ela deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu cliente — na hora da compra.

6 – Use os dados a seu favor – Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing.

Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.

(*) – Engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial pelo ITA, é cofundador da Social Miner e Head de Produto da All iN/Social Miner (https://materiais.allin.com.br/pesquisa-social-commerce).