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4 erros que você deve evitar na logística para e-commerce

em Mais
sexta-feira, 23 de abril de 2021

Mesmo durante a crise causada pela pandemia, o setor de e-commerce não parou de crescer. O crescimento foi de 47% somente no primeiro semestre de 2020, e as expectativas é que os bons resultados continuem nos próximos anos. Assim, para ter bons resultados em seu e-commerce, é preciso evitar problemas que dificultam o seu crescimento e vendas, quer saber como? Então, confira neste post, os 4 erros que você deve evitar na logística para e-commerce!

  1. Erro que você deve evitar na logística para e-commerce – estoque desorganizado. O picking (recolhimento do produto no estoque) é um dos principais afetados pelo estoque desorganizado, causando retrabalho e atraso nas entregas. Utilizar um sistema de controle de estoque é essencial para evitar a desorganização e todos os problemas relacionados.
  2. Falta de monitoramento das movimentações do estoque – Monitorar o nível de abastecimento do seu estoque é essencial para saber quando fazer a reposição dos produtos, evitando vender sem ter a mercadoria. Com o sistema que monitora o produto desde quando ele é recebido, passando pelas movimentações internas da empresa até a sua saída ao consumidor, é possível ter controle e saber exatamente onde cada produto está. Além disso, esse tipo de sistema permite controlar o nível de estoque, garantindo que o abastecimento no fornecedor seja realizado antes dos produtos acabarem.
  3. Deixar de acompanhar os pedidos em tempo real – Isso pode causar atrasos no processo e até impactar no prazo de entrega do produto.
    Para evitar isso, é necessário acompanhar os pedidos em tempo real, corrigindo atrasos que podem acontecer. Um sistema de gerenciamento é ideal para que a equipe consiga fazer esse acompanhamento, permitindo a rápida e assertiva tomada de decisões. Utilizar plataforma de gestão unificada de logística para e-commerce é a melhor opção para evitar esses e outros erros que podem prejudicar o seu negócio.
  4. Não utilizar KPIs de logística – Para uma gestão eficiente, é preciso utilizar KPIs (Key Performance Indicator) de logística para e-commerce.
    O KPI ou indicador chave de performance é utilizado para fazer o acompanhamento dos processos de logística da loja virtual, através de métricas de desempenho.

Com o uso dos KPIs, o gestor consegue medir e avaliar os processos, aumentando a agilidade do acompanhamento, os ajustes necessários e a tomada de decisões. Principais KPIs utilizados pelas lojas virtuais: – Número de visitantes do site; Order Fulfillment Cycle Time – OFCT (tempo de ciclo do pedido); Número de vendas; Taxa de conversão; Taxa de aprovação de pedidos; Retorno sobre investimento (Return Over Investment, ROI); Custo de aquisição por cliente (CAC); Ticket médio; e Tempo de vida do cliente (Lifetime Value, LTV).

Algumas das vantagens do uso de KPIs na logística para e-commerce estão na melhora dos seguintes pontos: Gestão e tomada de decisão; Resultados logísticos; Facilidade de identificar gargalos; e Customer experience (percepção positiva do consumidor). Dessa forma, a logística é um dos fatores principais de satisfação dos clientes e indispensável para aumentar os resultados e receita da sua loja virtual. Fonte e outras informações: (www.pier8.com.br).