85 views 14 mins

Geral 24/09/2015

em Geral
quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primavera começou ontem e terá chuvas atípicas em todo o país

Ontem (23) foi oficialmente declarado o início da Primavera no Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, inicia-se o outono.

O fenômeno do El Niño está em curso há alguns meses e seus efeitos são notadamente registrados em todo o país, com chuvas acima da média no Sul e Norte e seca no Nordeste

A primavera começou oficialmente ontem (23), às 5h21, e a estação será de chuvas atípicas em quase todo o país. Segundo o meteorologista do Inmet, Mozar Salvador, de outubro a dezembro o Brasil estará praticamente dividido em duas grandes áreas: uma terá chuva acima da média e outra, abaixo. As temperaturas também serão proporcionais às chuvas. “Nas regiões onde a probabilidade de chuva ficar abaixo da média a tendência é que as temperaturas fiquem mais altas. E, em dias de chuva, a temperatura máxima tende a diminuir um pouco”, explica.
Na Região Sul e na parte sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, como áreas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a probabilidade é que as chuvas fiquem acima da média. “Estamos vendo que, desde o início de setembro, esse perfil tem seguido o padrão previsto, com muitas chuvas no Sul e chuvas regulares em áreas do Sudeste”, acrescenta. Já nas regiões Norte e Nordeste e a parte norte do Sudeste e Centro-Oeste, como o estado de Goiás, o Distrito Federal e o norte de Minas Gerais, a probabilidade é que as chuvas fiquem abaixo da média.
Mozar Salvador pondera que essa previsão do Inmet é trimestral e que o volume de chuvas pode variar entre os três meses, com mais chuvas em um mês e menos em outro. De acordo com ele, não é possível também afirmar que o volume de chuvas será regular em todos os locais. Para o meteorologista, apesar de o estado de São Paulo ter a chance de chuvas regulares ou acima da média, pode não chover, por exemplo, nas regiões de captação das bacias com deficit de recursos hídricos.
Segundo o Observatório Nacional, o início da primavera é quando ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração. O primeiro equinócio ocorreu no início do outono, em 20 de março. As estações do ano são decorrentes da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Em setembro, o Sol chega à linha do Equador, indo de Norte para Sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.
A partir daí, segundo o Observatório, os dias ficarão cada vez longos e as noites cada vez mais curtas, até a entrada do verão, no dia 22 de dezembro, quando ocorre o solstício de verão, com o maior dia e a menor noite do ano. Os dias, então, vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, os dias continuam ficando mais curtas e as noites mais longas até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano (ABr).

Papa pediu urgência para conter mudanças climáticas

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao lado do papa Francisco.

O papa Francisco defendeu a agenda para conter as mudanças climáticas no planeta na primeira atividade política nos Estados Unidos. Ele fez um rápido discurso ontem (23) nos jardins da Casa Branca ao lado do presidente Barack Obama, acompanhado por milhares de pessoas. “Temos que aceitar a urgência de iniciativas para conter as mudanças climáticas e esse é um problema que não pode ser deixado para as gerações futuras. Nós estamos vivendo um momento crítico da história”, disse.
Francisco elogiou a iniciativa de Obama de ter proposto a queda na emissão de carbono no país. O presidente Obama, por sua vez, deu boas-vindas ao papa. Ele brincou que o jardim não é sempre tão concorrido. “Isso é só um pequeno reflexo dos 70 milhões de católicos norte-americanos”, afirmou. Obama agradeceu o apoio do papa sobre as questões climáticas, e disse: “Santo Papa, você está aqui para nos lembrar que temos a sagrada obrigação de proteger o nosso planeta”.
Em outro momento do discurso, o presidente agradeceu a ajuda de Francisco para o restabelecimento das relações com Cuba. O papa agradeceu a acolhida na Casa Branca e disse que vem de uma “raiz de imigrantes”. Durante o discurso, ele também fez um apelo contra todo tipo de discriminação. “Católicos norte-americanos estão comprometidos com a construção de uma sociedade que é verdadeiramente tolerante e inclusiva, para salvaguardar os direitos dos indivíduos e das comunidades, e de rejeitar todas as formas de discriminação injusta”, disse o pontifíce (ABr).

Cúpula europeia deve tratar do controle de fronteiras

controle temporario

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a questão mais urgente que os Estados-Membros devem tratar é o controle das fronteiras. A declaração foi dada horas antes do início da cúpula europeia sobre os refugiados. “A questão que devemos colocar é: ‘como recuperar o controle das nossas fronteiras externas’. Porque sem esta pergunta não faz sentido falar de uma política comum de migração”, afirmou.
Os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu lembraram que a reunião de chefes de Estado e de Governo deverá ser marcada pela ação e não apenas por ideias. Em entrevista após encontro com o presidente do PE, como tem ocorrido antes de um conselho europeu, Jean-Claude Juncker disse que espera no encontro que haja apoio às propostas da comissão e que “se combinem palavras com ações ambiciosas”. Ele lembrou que os países têm procurado os fundos necessários para enfrentar a crise dos refugiados desde maio, quase duplicando o orçamento, de 4,6 bilhões para 9,5 bilhões de euros.
“Hoje, vamos ainda mais longe, com mais 100 milhões de euros para um fundo de ajuda de emergência aos Estados-Membros mais afetados, mais 600 milhões para as agências europeias em 2016, mais 200 milhões para o Programa Mundial contra a Fome em 2015 e mais 300 milhões de euros para apoio humanitário em 2016”, informou.
Segundo Junker, haverá mais fundos para países vizinhos, de cerca de 1 bilhão de euros para a Turquia e 700 milhões para a Sérvia e a Macedônia (Ag. Lusa).

Schumacher estaria pesando menos de 45kg

Ex-piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher.

O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ainda estaria sem falar e se locomover e pesando menos de 45 quilos, revelou o jornal britânico “Daily Express”. Para efeito de comparação, o espanhol Fernando Alonso – que é três centímetros menor que o alemão -, pesa 68 quilos. A publicação entrevistou uma fonte próxima à família do alemão e ela revelou que “não se vê milagres no horizonte” porque Schumi “continua incapaz de falar ou andar e tem uma consciência muito limitada sobre o ambiente que o envolve”.
As informações não foram confirmadas oficialmente. As últimas notícias sobre o estado de saúde do alemão, que são sempre dadas pela porta-voz do heptacampeão mundial de F1, Sabine Kehm, foram divulgadas em 22 de maio. Na época, ela afirmou que “ele está fazendo progressos considerando a gravidade das lesões em sua cabeça”.
Após o acidente enquanto esquiava na França, no dia 29 de dezembro de 2013, Schumacher ficou em coma por cerca de seis meses no hospital de Grénoble e foi transferido para um centro hospitalar suíço, por quatro meses. Depois desse tempo, ele foi para sua casa em Gland, na Suíça, e é assistido por uma equipe de 15 profissionais, liderados pelo médico Richard Frackowiak.
Segundo o médico François Payen, que deu o primeiro atendimento ao ex-piloto, serão necessários cerca de três anos antes de registrar qualquer melhora significativa (ANSA).

‘Parabéns a Você’ está livre de direitos autorais

A Justiça norte-americana encerrou um dos casos mais longos da história sobre direitos autorais sobre uma canção e declarou que o clássico “Parabéns a Você” não está sujeito ao pagamento de direitos autorais. Para o juiz George H. King, o documento que a empresa Warner/Chappel possui com um registro sobre a canção só garante o direito sobre alguns tipos de acordes, não sobre a música em si. O registro da marca, que é um braço da gravadora Warner Music, foi adquirido em 1935 da Summy Co.
“A Summy Co. jamais adquiriu os direitos sobre a letra de ‘Happy Birthday to You’. Os demandados não possuem direitos autorais válidos”, afirmou King em sua sentença. Com isso, a obra passa para o domínio público e não há mais a cobrança por sua execução. O processo foi aberto por diversas vezes e, só agora, 80 anos depois do início da disputa, houve uma decisão definitiva. “Ela finalmente está livre. Finalmente essa farsa acabou. É incrível”, disse o advogado Randall Newman, que defendia os interesses de um grupo de cineastas que está fazendo um documentário sobre a famosa “Parabéns a você”.
Criada pelas irmãs Mildred J. e Patty Smith Hill, ela fazia parte de outra música, a “Good Morning to All” e se tornou famosa no mundo inteiro. Segundo a ação impetrada pelos advogados, a letra da música foi escrita em 1927 – sem nenhuma informação sobre direitos – e jamais foi registrada. Até hoje, qualquer pessoa que executasse a canção precisava pagar as taxas para a Warner/Chapell – seja em pequenos, médios ou grandes eventos. Estima-se que a gravadora ganhou cerca de US$ 2 milhões por ano só com o lucro do direito autoral (ANSA).