68 views 13 mins

Geral 24/03/2016

em Geral
quarta-feira, 23 de março de 2016

Pesquisa desenvolve embalagens anatômicas para frutas

Com nichos do formato do conteúdo, embalagens protegem frutas de choques.

Feitas de poliuretano e fibras vegetais, embalagens para frutas que acompanham o formato de seu conteúdo são capazes de evitar lesões de transporte e a consequente perda do produto

Desenvolvidas em parceria de pesquisa entre diferentes instituições, as novas embalagens deverão estar disponíveis no mercado até o fim deste ano.
Segundo dados da FAO/ONU, cerca de um terço da produção de alimentos no mundo é perdido na distribuição ou desperdiçado no consumo. Mais da metade dessas perdas e desperdícios ocorrem na manipulação, armazenamento e comercialização.
O desenvolvimento de embalagens anatômicas para frutas foi uma das estratégias estudadas por uma equipe de 30 pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ para reduzir esses dados. As novas embalagens geram menor impacto mecânico, manutenção da qualidade sensorial e aumento da vida útil das frutas. A tecnologia genuinamente brasileira já rendeu 39 patentes obtidas no INPI e recebeu o prêmio Food Packing Design (2013) na Alemanha.
As embalagens foram projetadas para atender inicialmente algumas frutas. “Escolhemos produtos com significativo volume de venda nacional e internacional como manga e mamão, e também aqueles com importância econômica para o Estado do Rio de Janeiro, como caqui e morango”, informou Antonio Gomes, pesquisador da Embrapa e um dos líderes do projeto. Essas frutas de diferentes formatos e tamanhos passaram por escaneamento 3D (tridimensional) no INT. A partir desse trabalho, foram desenhados e elaborados modelos físicos em poliuretano expandido adicionado de fibras vegetais, considerando os formatos e os vários tamanhos dos frutos, de modo a facilitar o transporte, manuseio e exposição.
“Os modelos de embalagens permitem que esses frutos possam ser mais bem acomodados em bandejas, cujas cavidades foram especialmente desenhadas, o que reduz a ocorrência de injúrias mecânicas. Além disso, o design desse sistema de embalagens permite que ocorra maior ventilação dos frutos, promovendo a troca de gases com o ambiente, retardando seu amadurecimento e aumentando sua vida útil”, informa Gil Brito, da Divisão de Desenho Industrial do INT.
As embalagens de manga e mamão, que são anatômicas, possuem duas partes: uma termoformada e outra termoinjetada articulada, que pode ser fechada para ocupar menos espaço durante o transporte de retorno para o produtor. O desenho das embalagens levou em consideração o padrão internacional de pallets para transporte de cargas nacional e internacional. Termoformada é uma peça moldada por ação do calor, a termoinjetada é confeccionada por injeção de resina líquida em alta temperatura em um molde (Embrapa).

Satélite vai permitir universalização da banda larga em todo o país

Obras de infraestrutura do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.

A presidenta Dilma Rousseff visitou ontem (23) as obras de construção do centro de controle do satélite que vai levar internet de alta velocidade a regiões longínquas do país, onde ainda não é possível chegar com cabos de fibra ótica. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas está sendo fabricado na França desde janeiro de 2014 e o lançamento deve ocorrer entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017. “Ele vai ser lançado em parceria com a França e é um patamar tecnológico que temos de alcançar. Lançar o satélite, mas, em um segundo momento, sermos capazes de produzir esse satélite no Brasil”, disse Dilma.
Durante a visita às obras da antena de monitoramento do satélite, no 6º Comando Aéreo Regional em Brasília, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, explicou que o equipamento é um grande instrumento para alcançar a universalização do acesso à internet, por meio da banda KA, dentro do novo Programa Nacional de Banda Larga. “Queremos chegar, até o fim de 2018, com fibra ótica a 70% dos municípios brasileiros que representam 95% da população, propiciando não apenas a integração da população brasileira mas o acesso ao conhecimento”, disse Figueiredo.
“No restante onde não conseguirmos chegar com fibra ótica, vamos com satélite, que vai servir como redundância para que possamos chegar em locais mais longínquos, mesmo já cobertos com fibra ótica. Por exemplo, na Região Nordeste, vamos chegar em Fernando de Noronha”, explicou. O equipamento deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2017. Um segundo ponto de monitoramento será montado em outro centro de operações no Rio de Janeiro (ABr).

Papa fará ‘lava-pés’ em centro de refugiados

O papa Francisco fará o tradicional rito de lava-pés deste ano em um centro de acolhimento de refugiados de Castelnuovo di Porto, cidadezinha situada nos arredores de Roma. Na ocasião, o Pontífice lavará os pés de 12 solicitantes de refúgio, como sinal de “atenção” em relação às suas condições. O anúncio foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, monsenhor Rino Fisichella.
“Na próxima Quinta-Feira Santa [24], Francisco irá a Castelnuovo di Porto para permanecer com jovens solicitantes de refúgio”, declarou o religioso. Essa também será a primeira vez que o Papa celebra o ritual de lava-pés fora de Roma. Desde que iniciou seu Pontificado, Jorge Bergoglio realiza constantes apelos em defesa de refugiados e imigrantes.
Uma de suas primeiras viagens como Papa foi à ilha italiana de Lampedusa, que já foi um dos principais focos da crise migratória na Europa. No ano passado, a missa de lava-pés foi realizada em um centro de detenção para menores de idade (ANSA).

Bélgica fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, na estação de metrô Maelbeek, alvo de um dos atentados.

O governo belga convocou a população a fazer ontem (23) um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado terrorista que deixou 30 mortos e mais de 200 feridos. O convite à população foi feito pelo chefe do Governo de Bruxelas, Rudi Vervoort, no Twitter. Por volta do horário marcado, centenas de pessoas se juntaram no centro da cidade para lembrar, com lágrimas e gritos os atentados de ontem.
“Viva a Bélgica!”, ouviu-se no final da homenagem na Praça da Bolsa, no centro da cidade; na Anspach, rua exclusiva para pedestres repleta de comércio e uma das principais áreas de concentração de pessoas em Bruxelas. O rei e a rainha belgas, Filipe e Matilde, assim como o primeiro-ministro belga, Charles Michel, assistiram ao evento no centro da cidade, junto à sede das instituições europeias em Bruxelas.
Também prestaram homenagens o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e o primeiro-ministro francês, Manuel Valls. A Praça da Bolsa tinha várias mensagens escritas a giz no chão lembrando os mortos nos atentados, além de velas e flores. “O medo não vencerá” é uma das mensagens mais repetidas, havendo também apelos contra a discriminação e diversos incentivos à Bélgica e à unidade do país (ABr).

Estudantes podem concorrer a bolsas remanescentes do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) está oferecendo bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever pela internet. O prazo final para que isso seja feito é o dia 31 de março. Podem concorrer professores da rede pública, além dos estudantes que fizeram alguma edição do Enem a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As inscrições serão pelo site do ProUni.
As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda. Aqueles que se candidatarem terão dois dias úteis para comprovar as informações prestadas na inscrição nas instituições e ensino. Cabe ao estudante verificar o local, a data e o horário de atendimento e demais procedimentos.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior. Na primeira edição de 2016, o ProUni ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa (ABr).

Premier francês garante realização da Eurocopa 2016

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou ontem (23) que os atentados terroristas não farão com que seu país cancele a Eurocopa 2016 ou o Tour de France.
“Sim, faremos a Euro e o Tour. Os grandes eventos esportivos, culturais e populares são indispensáveis para demonstrar que somos um povo livre, que estamos de pé e que não temos medo”, ressaltou Valls. A afirmação do premier veio após os jornalistas questionarem se os atentados ocorridos em Bruxelas atrapalhariam a realização das duas competições.
Segundo o francês, o estado de emergência na França deve encerrar-se antes da Eurocopa, que inicia no dia 10 de junho e segue até o dia 10 de julho. Porém, ele ressaltou que o governo pode prorrogar a medida para garantir ainda mais segurança ao evento. Os organizadores da Euro2016 e ministros franceses se reuniram e decidiram ampliar as medidas de prevenção e monitoramento para o evento. Além disso, anunciaram a contratação de 10 mil agentes de segurança particulares para reforçar a proteção àqueles que se dirigirão às nove cidades-sede da competição (ANSA).