64 views 11 mins

Geral 19/01/2018

em Geral
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Aumenta número de notas zero nas redações do Enem

O Ministério de Educação divulgou ontem (18) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000

Na edição anterior, foram 291.806 notas zero e 77 notas mil entre 6.034.672 redações corrigidas.
Os resultados da prova foram liberados pouco antes das 12h no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e só podem ser consultados individualmente. Os candidatos devem acessar a Página do Participante e fazer login por meio do CPF e senha anteriormente cadastrada.
“Recomendo calma, cautela e controle da ansiedade. Sei que é um momento importante para milhões de jovens de todo o Brasil, mas é preciso ter a clareza de que o exame é seguro, as notas estarão disponíveis e cada um terá a oportunidade de acessar justamente a informação relativa à sua nota”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Pela primeira vez, de acordo com o Inep, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, além das proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade. A previsão do instituto é que o resultado dos treineiros seja divulgado no dia 19 de março, assim como as vistas pedagógicas dos espelhos da redação. O Enem 2017 foi aplicado pelo Inep em 5 e 12 de novembro (ABr).

Carro de Adolf Hitler é leiloado nos EUA

O automóvel era utilizado pelo líder nazista em desfiles e ocasiões especiais.

O carro utilizado por Adolf Hitler em seus desfiles durante o regime nazista na Alemanha foi leilado na quarta-feira (17), em Scottsdale, nos Estados Unidos. Trata-se de uma Mercedes-Benz conversível 770K, de 1939, que fora usada por Hitler na Segunda Guerra Mundial. O nome do comprador, no entanto, será anunciado apenas em fevereiro.
A casa de leilões Worldwide Auctioneers tinha como meta vender o carro por US$ 15 milhões, sendo que 10% do valor será revertido para ensino da história do Holocausto. O carro era designado ao oficial da Schutzstaffel (SS) e também motorista de Hitler, Erich Kempka. O veículo era usado para receber personalidades em visitas, além de grandes desfiles nazistas que ocorreram entre os anos 1939 e 1941.
O carro, de placa 1A 148461, tem blindagem, possui chapas extras nas laterais e no assoalho. O para-brisa é à prova de balas e um painel blindado pode ser levantado atrás dos bancos traseiros (solução encontrada caso existisse alguma ameaça). Hitler utilizou o carro em uma parada militar quando a França foi derrotada em 1940, e em uma visita de Estado do italiano Benito Mussolini. Logo depois da guerra, o carro passou foi confiscado pelas forças norte-americanas na França. Em seguida, ficou com um dono particular na Bélgica, que o vendeu de novo aos EUA.
A casa de leilões mantém segredo sobre seu atual proprietário, e só revelará daqui um mês o resultado do leilão. Nas redes socias a Worldwide Auctioneers disse que, ‘de modo algum, a proposta desse leilão é glorificar Hitler e suas políticas destrutivas’. “O objetivo é mostrar um dos mais notávies carros do século, construído por pessoas talentosas e que representa o auge em expertise’’, explicou. (ANSA)

Febre amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, pode ser um dos fatores que levaram ao surto de febre amarela pela região sudeste do Brasil. O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2015 e, de acordo com biólogos da Fiocruz, alguns casos de contágio de febre amarela foram registrados nas mesmas áreas do desastre ambiental.
Foram encontrados macacos mortos na região próxima à cidade de Colatina, no Espírito Santo, também afetada pela barragem de Mariana. Os episódios deste ano se assemelham ao surto de 2009, no Rio Grande do Sul. Ambos são de febre amarela silvestre – cujo ciclo se mantém na floresta.
No entanto, com casos de degradação ambiental, os animais se aproximam mais do homem e aumentam os riscos de contaminação nas áreas urbanas. Desde janeiro de 2017, o governo brasileiro admite que o desastre de Mariana possa ter alguma ligação com o surto de febre amarela (ANSA).

PREÇO DO GÁS DE COZINHA CAI 5% NAS REFINARIAS

O preço do botijão do gás de cozinha (GLP) cai 5% a partir de hoje (19) nas refinarias da Petrobras em todo o país e os reajustes do botijão de até 13 kg passarão a ser trimestrais e não mais mensais. As revisões feitas pela Petrobras poderão ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.
O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado a partir de amanã nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. No entanto, o preço final ao consumidor vai depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores. A queda no preço é decorrência de uma revisão feita pela companhia em sua política de preços do GLP de uso residencial, comercializado em botijões de até 13 kg, e que “definiu novos critérios para aplicação dos reajustes, além de uma regra de transição para 2018”.
Em nota, a Petrobras informa que o objetivo da decisão foi “suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico, ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Política Energética, que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial” (ABr).

PF e Ibama deflagram operação contra extração ilegal de madeira

Divulgação

Policiais federais e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram ontem (18), em Manaus, uma nova operação contra a extração ilegal de madeira da floresta amazônica.
Batizada de Operação Arquimedes, a ação é o resultado de investigação iniciada há mais de um mês e que já resultou na apreensão de 444 contêineres com madeira ilegal, que seria enviada para comerciantes da Europa, dos Estados Unidos e de outros estados brasileiros.
Em nota, a PF informou que, se disposto lado a lado, em linha, o volume de material apreendido seria suficiente para cobrir um percurso de 1.500 km, quase a distância entre Brasília e Salvador. A apuração começou a partir de um alerta da Receita Federal. Os policiais federais e fiscais do Ibama identificaram fraudes nos Documentos de Origem Florestal (DOFs), que deveriam atestar a legalidade da extração e da origem da madeira.
Em nota, a PF explicou que a madeira confiscada por ilegalidades na documentação foi extraída em Roraima, Rondônia e no Amazonas. Os investigadores tentam identificar as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema, que responderão de acordo com a Lei de Crimes Ambientais e também por receptação de material ilícito, crime previsto no Código Penal (ABr).

Reino Unido nomeia ‘ministra da solidão’ pela 1ª vez

O objetivo é o de atender pessoas que vivem sozinhos no país.

O governo da britânica Theresa May nomeou na quarta-feira (17), pela primeira vez na história, uma “ministra da solidão” para atender nove milhões de pessoas, como jovens e idosos, que vivem sozinhos no país ou sofrem de solidão. A primeira-ministra indicou a deputada Tory Tracey Crouch, de 42 anos, para o cargo de subsrcretária da solidão, quem definiu o problema social como uma “desafio geracional”.
Crouch, que já fora ministra de Esportes e Sociedade Civil, irá trabalhar em conjunto com o Comitê da Solidão, órgão do governo que já existia, e com ONGs e empresas que têm iniciativas contra o problema. Especialistas da área de saúde acreditam que o impacto da solidão pode ser equivalente ao de fumar 15 cigarros por dia, provocando demência, pressão alta e mortalidade prematura.
O Comitê da Solidão foi estabelecido pela ex-deputada Jo Cox, assassinada em 2016 por um fanático da extrema-direita às vésperas da votação para o Brexit. “Jo Cox tinha reconhecido a vastidão do problema, em nível nacional, e tinha se colocado para ajudar todos os afetados”, disse May em um comunicado (ANSA).