85 views 14 mins

Geral 15/04/2016

em Geral
quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sete superpoderosos ingredientes para a saúde

Uma dieta rica e balanceada ajuda a controlar os efeitos nocivos do excesso de substâncias “tóxicas”.

Pouca gente sabe, mas nosso organismo produz substâncias “tóxicas” que, quando acumuladas, contribuem para o surgimento de várias doenças. Isso pode acontecer devido a deficiências nutricionais ou distúrbios genéticos, e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e demências

Por sorte, como explica a endocrinologista integrante do corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, Yolanda Schrank, uma dieta rica e balanceada ajuda a controlar os efeitos nocivos do excesso desses aminoácidos.
Ainda segundo a especialista, alguns alimentos em especial podem contribuir para a eliminação dessas substâncias e ainda estimularem o aumento da imunidade. Ela lista sete alimentos capazes de trazer incríveis benefícios para a saúde:
1. Vegetais verde-escuros – Aqui está um dos principais benefícios do suco verde: os vegetais verde-escuros têm nutrientes, como os compostos sulfídricos, ajudam a proteger o fígado das toxinas que circulam no sangue. Além disso, alimentos como o brócolis, a couve e o espinafre têm pouquíssimas calorias e são fontes de ferro e fibras. Yolanda lembra que essas folhas “contêm ácido fólico e luteína, um antioxidante que protege os olhos e diminui o risco de degeneração da mácula – área ocular responsável pela percepção dos detalhes que apresenta propensão para ser afetada em idade mais avançada”.
2. Molho de tomate – O licopeno presente no tomate, também no morango e na melancia, tem ação antioxidante, que ajuda a diminuir a produção de radicais livres. Por conta dessa substância, Yolanda afirma: “O tomate é recomendado na prevenção, mas quando se fala em alguns tipos de câncer, como o de próstata, o alimento deve ser consumido diariamente, inclusive como aliado no tratamento.” Durante o preparo, é fundamental cozinhar o tomate e adicionar uma gordura monoinsaturada, como o azeite. “O licopeno é extraído do tomate e fica retido no óleo. Por isso, os molhos, em especial os caseiros, concentram mais licopeno que a fruta em si”.
3. Soja – Um aclamado alimento funcional que, quando consumido regularmente, oferece vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição –, a soja é uma leguminosa que está por toda a parte: em grãos, na forma de leite, queijos, extratos e hambúrgueres, entre outras opções. “O melhor é consumir cerca de 25 gramas do grão por dia”, alerta a especialista. A diminuição do risco de doenças cardiovasculares é o principal benefício de uma dieta rica em soja. Mas a colina, vitamina também presente no ingrediente, tem vantagens para a memória e cognição, ajudando a preservar as funções cerebrais.
4. Alho – Aqui o sistema imunológico é o grande favorecido. “O alho é um antibiótico natural capaz de controlar fungos e bactérias. Em crises agudas, os medicamentos são indispensáveis. Porém, quem sofre de infecções recorrentes, como a candidíase de repetição, pode se beneficiar do efeito do alho”, afirma Yolanda.
5. Maçã – A maçã pode atuar como coadjuvante em tratamentos de controle do colesterol, por exemplo. Porém, é importante comer com a casca, pois é lá que se concentra a pectina, sustância com inúmeros benefícios, entre eles, o alívio da constipação intestinal.
6. Uva – Os polifenóis presentes na uva ajudam a evitar o câncer (por seu efeito antioxidante) e doenças cardiovasculares. Nesse último caso, quando há comprometimento de vasos e artérias, a fruta vai além da prevenção: “O consumo diário de 150 ml de vinho ou suco de uva integral por pacientes com colesterol aumentado é um auxílio ao tratamento”, revela.
7. Aveia – As fibras presentes em abundância na aveia já seriam motivo suficiente para recomendar a ingestão diária de meia xícara do cereal a quem deseja prolongar a sensação de saciedade e regular o trânsito intestinal. Diabéticos também podem se beneficiar do ingrediente, já que, na presença de fibras, a glicose do sangue é absorvida de maneira gradual, evitando picos de insulina. Mas a prescrição vai além: “A aveia ajuda no combate ao colesterol e na diminuição do risco de câncer do intestino”, finaliza a médica.

Fonte e mais informações (www.delboniauriemo.com.br).

Italianos usam Shiatsu para melhorar a saúde

A técnica consiste em aplicar pressão sobre determinados pontos energéticos do corpo.

Milhares de italianos se tornaram adeptos do Shiastu, uma prática de massagem japonesa, para resolver problemas como enxaquecas, dores musculares, reumatismo, lombalgia, mas também ansiedade e insônia. O número de pessoas que utilizam o método de relaxamento oriental aumentou muito no país nas últimas décadas. “Hoje há cerca de cinco mil trabalhadores na área e 200 mil pacientes. O Shiatsu cresceu tanto que, desde os anos 1950, continua ganhando cada vez mais popularidade”, conta a presidente da Federação Italiana de Professores e Operadores de Shiatsu, (FISieo, na sigla em italiano), Dorotea Carbonara.
O tratamento nasceu no Japão e tornou-se conhecido no século 20. A técnica consiste em aplicar pressão sobre determinados pontos energéticos do corpo utilizando apenas as mãos a fim de atingir o equilíbrio físico e emocional. “A arte tem muitas aplicações em clínicas e hospitais e sua utilização tem obtido muito sucesso no campo de cuidados paliativos no Instituto Nacional do Câncer de Milão, assim como no tratamentos de transtornos alimentares no Hospital St. Orsola em Bolonha”, explicou a especialista.
A líder da Federação, no entanto, ressalta que na Itália a regulamentação da prática ainda não está completa e que, portanto, as pessoas devem buscar a informação com a FiSieo “para saber se o profissional tem a formação adequada e se frequentou os cursos trienais, que são concluídos com uma prova final”. Para a especialista, isso é fundamental porque todos os associados são obrigados a passar por “atualizações” ao longo dos anos (ANSA).

Filme brasileiro disputará Palma de Ouro em Cannes

O filme brasileiro “Aquarius”, do diretor Kleber Mendonça Filho, está concorrendo à Palma de Ouro do 69º Festival de Cannes, anunciaram os organizadores ontem(14). O longa conta a história da viúva Clara, interpretada por Sonia Braga, que tem o dom de viajar através do tempo.
Além do brasileiro, estão na disputa principal da premiação “Julieta”, do espanhol Pedro Almodóvar, e “The Last Face”, de Sean Penn. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando recebeu três indicações, nenhum filme italiano entrou na mostra principal.
Porém, o filme “Pericle il Nero”, de Stefano Mordini, foi selecionado para a mostra paralela “Un Certain Regard” – que tem como objetivo reconhecer jovens talentos e impulsionar produções consideradas inovadoras. Para a abertura, fora de competição, será apresentado o filme “Café Society”, de Woody Allen. O Festival de Cannes, um dos mais importantes da indústria cinematográfica no mundo, ocorre entre os dias 11 e 22 de maio (ANSA).

Fosfoetanolamina: pacientes vão arcar com custos para compra

Divulgação

O Ministério da Saúde informou que participa da elaboração de uma regulamentação para o uso, a pesquisa e o fornecimento da fosfoetanolamina sintética, conhecida popularmente como pílula do câncer. Por meio de nota, esclareceu que, com a autorização de uso, os pacientes interessados terão de arcar com todos os custos, já que a substância não foi incorporada ao SUS. A lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com câncer foi sancionada ontem pela presidenta Dilma Rousseff.
A ingestão da substância poderá ser feita por livre escolha do paciente, que precisa ter um laudo médico que comprove o diagnóstico e assinar um termo de consentimento e responsabilidade. O texto ressalta que a opção pelo uso voluntário da fosfoetanolamina sintética não exclui o direito de acesso a outras modalidades de tratamento contra o câncer. “Trata-se de possibilidade de fornecimento da substância em fase de estudos para pacientes em estado avançado da doença. Por esse motivo, será necessária a assinatura de termo de responsabilidade resguardando a autonomia humana, o direito de expressar sua vontade, o direito que cada indivíduo tem de fazer suas próprias escolhas e assumir a responsabilidade por elas’”, destacou o ministério na nota.
De acordo com o comunicado, um comitê gestor terá como tarefa assegurar e acompanhar a realização de pesquisa científica em terapias inovadoras, garantindo a segurança e eficácia dos tratamentos contra o câncer, além de estimular a pesquisa científica, os testes pré-clínicos e clínicos necessários para o registro sanitário da fosfoetanolamina sintética junto à Anvisa. Para a incorporação ao SUS, segundo a nota, seria necessária avaliação por parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável por análises baseadas em evidências e que levariam em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança da tecnologia (ABr).

Shoppings sugerem ponto facultativo no domingo

Em demonstração de descontentamento à situação política e econômica pela qual o país passa, a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) sugeriu que os shoppings centers não abram neste domingo (17), dia da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara. Em nota, a Abrasce disse que a recomendação se justifica diante da “grave crise política e econômica do país que tem promovido o aumento do desemprego, diversos pedidos de recuperação judicial, o fechamento de empresas, com consequentes efeitos colaterais no setor de serviços e industrial”.
O objetivo é autorizar os lojistas que quiserem liberar seus funcionários para participar “desse momento histórico da democracia brasileira”. A Abrasce representa mais de 300 shoppings filiados em todo o país. O Brasil conta hoje com 538 centros de compras, com previsão de inauguração de mais 30 em 2016. Em 2015, o setor faturou R$ 151,5 bilhões. Além a Abrasce, a ação conta com o apoio da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).