79 views 12 mins

Geral 10/11/2015

em Geral
segunda-feira, 09 de novembro de 2015

Homicídios de mulheres negras aumentam 54% em 10 anos

Número de homicídios passou de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013.

Os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso)

Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, um total de 4.762 homicídios. Segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.
Sobre a idade das vítimas, o Mapa da Violência aponta baixa incidência até os 10 anos de idade, crescimento até os 18 e 19 anos, e a partir dessa idade, uma tendência de lento declínio até a velhice.
O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países.
De 1980 a 2013, foram vítimas de assassinato 106.093 mulheres. Entre 2003 e 2013, o número de vítimas do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762, incremento de 21,0% na década. Diversos estados evidenciaram “pesado crescimento” na década, como Roraima, onde as taxas cresceram 343,9%, ou Paraíba, onde mais que triplicaram (229,2%). Entre 2006, ano da promulgação da Lei Maria da Penha, e 2013, apenas em cinco estados registraram quedas nas taxas: Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vitória, Maceió, João Pessoa e Fortaleza encabeçam as capitais com taxas mais elevadas no ano de 2013, acima de 10 homicídios por 100 mil mulheres. No outro extremo, São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais com as menores taxas (ABr).

Campanha alerta para tumores neuroendócrinos

Campanha temporario

Hoje, 10 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de conscientização sobre o Net Câncer, um grupo raro de cânceres que se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino, os chamados tumores neuroendócrinos. E uma campanha global está mobilizando diversos países para alertar sobre os sintomas da doença, que são facilmente confundidos com outras morbidades­.
As ações têm como mote uma zebra, que faz alusão à expressão “deu zebra” e instiga as pessoas a prestarem atenção nos sintomas e se conscientizarem que podem estar sujeitas a esse tipo de câncer – por mais raro que possa ser. De acordo com a Dra. Rachel Simões Pimenta Riechelmann, oncologista clínica do Instituto do Câncer do Estado, os tumores deste tipo são de crescimento lento e silencioso, muitas vezes assintomáticos, e aparecem em células com capacidade de produzir hormônios. O excesso de produção deste determinado hormônio pode indicar a presença da doença.
A incidência, apesar de desconhecida, é estimada pela International Neuroendocrine Cancer Alliance (INCA) em 5 casos novos anuais no mundo para cada 100 mil pessoas. Não existe um grupo de risco, e a confusão que é feita com outras doenças pode tardar o diagnóstico e prejudicar o início do tratamento. Os sintomas associados aos tumores neuroendócrinos incluem diarreia, dor abdominal, tosse, obstrução intestinal, diabetes, úlcera e rubor.

Papa Francisco quer visitar Auschwitz

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse que o papa Francisco, com quem se reuniu no Vaticano, pretende visitar o campo de concentração de Auschwitz. Segundo o mandatário, o religioso quer visitar a cidade de Czestochowa durante viagem à Polônia prevista para julho do próximo ano e “poder rezar” em Auschwitz, que virou um monumento em memória das vítimas do holocausto.
Duda ainda disse que, durante o encontro que durou cerca de 20 minutos, eles debateram sobre a crise imigratória na União Europeia (UE) e a situação da Ucrânia. “Estou muito feliz de ter conhecido [o papa] em pessoa e pedi que rezasse por mim”, acrescentou Duda. A delegação da Polônia participou no último domingo (8), de uma missa celebrada em homenagem ao papa polonês João Paulo II, na Basílica de São Pedro. Jorge Mario Bergoglio participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia no próximo ano (ANSA).

Só 10% dos casais de Pequim se inscreveram para segundo filho

Apenas 10% dos casais de Pequim se inscreveram para ter um segundo filho, desde que no mês passado o governo chinês decidiu aliviar a política de “um casal, um filho”, imposta em 1980. “A maior parte dos casais não quer aumentar o grupo familiar”, informou o jornal oficial China Daily, citando dados da Comissão Municipal de Saúde e Planejamento Familiar.
O número de casais que se inscreveram para ter um segundo filho em Pequim (cerca de 55.851) ficou muito aquém dos 550 mil previstos pelas autoridades. Os números mostram a mudança de mentalidade nas grandes metrópoles chinesas, onde muitos jovens rompem com a tradição, optando por casar tarde e ter apenas um filho, independentemente da flexibilização feita pelo governo.
“A questão agora é saber quem é que tem tempo e dinheiro para criar duas crianças?”, disse o funcionário de um órgão estatal chinês. A taxa de fertilidade no país, que na década de 70 era 4,77 filhos por mulher, desceu em 2013 para 1,4, atingindo quase o nível de alerta de 1,3, considerado globalmente como “a armadilha da baixa fertilidade”.
Segundo dados oficiais, em 2050, um terço da população chinesa terá 60 anos ou mais e haverá menos trabalhadores para sustentar cada aposentado (Ag. Lusa).

CÃES FAREJADORES AJUDAM NO RESGATE EM MARIANA

Três cães farejadores auxiliam os trabalhos de busca e resgate no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Os cães receberam treinamento especializado para atender a esse tipo de ocorrência e vão acompanhar os trabalhos dos militares que estão no local.
As ações humanitárias de transporte de alimentos e medicamentos para as comunidades atingidas também serão mantidas pelo Corpo de Bombeiros, bem como o alerta para que a população não se aproxime da chamada zona quente ou área de risco. “A medida garante a segurança dessas pessoas e evita acidentes como os ocorridos na última quinta-feira, quando duas pessoas tiveram que ser socorridas após tentarem se aproximar dos locais”, informou a corporação (ABr).

Saúde investe no maior programa de saúde ocular da história

Nesta primeira fase serão distribuídos 10.000 óculos.

A Secretaria de Estado da Saúde irá investir R$ 12,6 milhões por ano no maior programa de oftalmologia da história da rede pública de saúde de São Paulo. Idosos a partir dos 60 anos que passaram por cirurgia de catarata em serviços do SUS a partir de setembro de 2015 irão receber, gratuitamente, óculos com lentes monofocais. Nesta primeira fase serão distribuídos 10.000 óculos.
Os pacientes idosos que tiverem a prescrição médica de óculos poderão escolher, na própria unidade de saúde ou local a ser indicado, a armação de sua preferência, entre 30 opções disponíveis. O pedido será encaminhado à Secretaria e, assim que os óculos estiverem prontos, serão enviados, via Correio, para a casa do paciente.
A Secretaria também irá oferecer, a partir de novembro, cerca de 10 mil exames de imagem binocular e 1.500 mapeamentos de retina monocular e outros procedimentos como Fotocoagulação, Vitrectomia e testes de Catarata e Glaucoma para a população em geral, de qualquer idade, visando detectar precocemente problemas de visão. O serviço será oferecido, inicialmente, a pacientes de toda a região metropolitana, que poderão realizar os exames, sem necessidade de encaminhamento médico, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, ambulatório do Hospital Regional Sul e Conjunto Hospitalar do Mandaqui (SES).

Macri abre 8 pontos de vantagem sobre Scioli

Uma sondagem realizada pela consultoria Management & Fit, publicada pelo jornal “Clarín”, mostra o candidato de oposição Mauricio Macri com mais de oito pontos de vantagem sobre o governista Daniel Scioli na disputa pela Presidência da Argentina. Segundo a pesquisa, o prefeito de Buenos Aires e ex-presidente do Boca Juniors tem 51,8% da preferência do eleitorado, contra 43,6% do indicado pela mandatária Cristina Kirchner. Outros 4,6% devem anular seus votos.
No pleito de 25 de outubro, Scioli obteve 37,08%, e Macri, 34,15%, levando as eleições para um inédito segundo turno na Argentina. O terceiro colocado na ocasião, Sergio Massa (21,39%), um peronista dissidente, não deu apoio explícito ao prefeito de Buenos Aires, mas disse que não votará no candidato de Cristina. O segundo turno está marcado para o próximo dia 22 (ANSA).