76 views 14 mins

Geral 10/11/2016

em Geral
quarta-feira, 09 de novembro de 2016
Hidrelétrica de Xingó.

Nível de reservatórios do Nordeste chegará a 7,5% no fim do mês

Hidrelétrica de Xingó.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico estima que o nível de armazenamento nos reservatórios da Região Nordeste chegue a 7,5% no fim de novembro

No reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, a situação é mais grave e o nível deve chegar a 4%. Atualmente, o nível de armazenamento das represas na região está em 9,95% e, em Sobradinho, 6,76%. Recentemente, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução da vazão mínima das barragens de Sobradinho e Xingó (AL/SE), no Rio São Francisco, para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), o menor já adotado para os dois reservatórios.
“O Comitê destacou o papel fundamental dos reservatórios na mitigação dos riscos de indisponibilidade e de baixa qualidade da água aos usuários do Rio São Francisco, principalmente em situações de escassez como a vivenciada atualmente”, informou o comitê. Para os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, a estimativa é que cheguem ao fim do mês com 30,7% da sua capacidade. No Sul, o armazenamento deve ficar em 80,9% e, na Região Norte, em 13,7%.O risco de déficit de energia no ano que vem é de 0,9% para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste e de 0,1% para o Nordeste. Neste ano, o risco de déficit é de 0% nos dois subsistemas.
O comitê também analisa as condições meteorológicas para verificar se há possibilidade de chuvas nas regiões onde ficam os reservatórios das hidrelétricas. De acordo com estudos dos ministérios de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, continuam atuantes as condições de neutralidade no Oceano Pacífico Tropical, sendo mais provável o desenvolvimento de um episódio de La Niña de curta duração e fraca intensidade.
“Nessas condições, todavia, é pouco provável que a situação oceânica no Pacífico exerça influência sobre as precipitações da atual estação chuvosa do Sudeste/Centro-Oeste”. Segundo o Comitê, a expansão da capacidade instalada elétrica em 2016 totalizou 8.611 megawatts (MW,) já tendo ultrapassado o recorde de expansão anual anteriormente registrado para o sistema elétrico brasileiro (7.509 MW em 2014) antes do fim deste ano (ABr).

Putin parabeniza Trump e diz que Guerra Fria ‘acabou’

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente norte-americano recem eleito, Donald Trump.

Maior adversário dos Estados Unidos, o presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou na manhã de ontem (9) o magnata republicano, Donald Trump, por sua eleição à Casa Branca. Em um pronunciamento que já era esperado, pois Putin explicitamente torcia para Trump derrotar a democrata Hillary Clinton, o líder russo comentou “que as relações entre Rússia e EUA poderão sair da crise”.
Putin enviou um telegrama a Trump, que foi eleito o 45º presidente dos EUA com 288 delegados no colégio eleitoral, 18 a mais do que o necessário para assumir a Casa Branca. O russo afirmou “estar seguro no diálogo entre Moscou e Washington, o qual deve se basear no respeito recíproco, atendendo aos interesses dos dois países”, divulgou o Kremlin. Estados Unidos e Rússia são os maiores adversários políticos no cenário internacional, em uma conflito ideológico e de interesses que perdura desde a Guerra Fria (1945-1991).
Mas, durante toda a campanha eleitoral à Casa Branca, Putin e Trump trocaram elogios entre si. “Ele representa os interesses das pessoas comuns, que criticam aqueles que estão há anos no poder, gente a quem não agrada a transferência do poder por herança”, disse Putin, meses atrás, em uma clara referência à Hillary, esposa do ex-presidente Bill Clinton. A candidata democrata também chegou a acusar hackers russos de cometerem ciberataques e vazarem documentos sigilosos e-mails de seu comitê.
A Duma, que compõe o Parlamento russo, recebeu com aplausos a notícia da eleição de Trump. “As atuais relações russo-americanas não podem ser chamadas de amigáveis. Esperamos que se possa instaurar um diálogo mais construtitvo entre os dois países após a posse do novo presidente”, comentou o líder da Câmara Baixa russa, Vyacheslav Volodin.
“A Rússia terá um posto central na nova administração norte-americana”, disse o ex-embaixador de Moscou em Washington John Teff (ANSA).

O valor dos elefantes

A morte de elefantes na caça ilegal custa aos países africanos US$ 25 milhões ao ano em receita de turismo perdida, estima artigo publicado em Nature Communications. De acordo com os autores, baseados nos EUA, Canadá e Reino Unido, o ganho de receita turística por elefante mantido vivo, em cada uma das 216 áreas protegidas do continente, mais que compensa os custos do combate à caça ilegal por marfim.
O trabalho estima a probabilidade de turistas visitarem parques com ou sem elefantes, e determina que cada elefante africano eleva o número de visitantes em mais de 370%. Esses benefícios são claros nas áreas de savana, mas não ficam evidentes nas de floresta. “A conservação de elefantes em áreas de savana protegidas tem retornos econômicos líquidos positivos comparáveis a investimentos em setores como educação e infraestrutura”, diz o artigo (Jornal da Unicamp).

Maior Super Lua acontece na segunda

Na noite da próxima segunda-feira (14), o céu ficará mais iluminado graças a uma Super Lua, que será a maior e mais visível em 68 anos. Um fenômeno como esse já aconteceu nos meses anteriores, como em 16 de outubro, e também ocorrerá mais tarde neste ano, no dia 14 de dezembro, por exemplo.
No entanto, nesta segunda-feira, a Lua estará o mais próximo da Terra desde 1948. Além disso, uma Super Lua tão intensa como essa só aparecerá de novo em 2034. O corpo celeste estará a “apenas” 48,2 mil km de distância do nosso planeta, o que fará com que seu tamanho fique bem maior do que de costume por algumas horas. O fenômeno da Super Lua acontece quando a fase cheia da Lua coincide com os pontos mais próximos da Terra de sua órbita.

Alunos se preparam para ‘maratona’ dos vestibulares estaduais

As provas possuem exigências e formatos muito variados.

Na hora de prestar o vestibular, os alunos precisam lidar não só com a pressão do momento, mas se atentar às diferenças entre eles. Embora de conteúdo semelhante, as provas possuem exigências e formatos muito variados. Espalhadas pelo mês de novembro, os processos seletivos da Unesp, Unicamp e USP acontecem nos dias 13 (próximo domingo), 20 e 27, respectivamente.
Universidade pública com o maior número de alunos da rede estadual, a Unesp tem como principal característica o foco nas áreas de humanidade. A primeira fase é uma prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões múltipla escolha. Para a segunda fase, dois dias de prova são realizados. O primeiro dia abrange 24 questões dissertativas de Conhecimentos Específicos, já no segundo, 12 questões da área de linguagens e uma redação são aplicadas.
A Unicamp, ao contrário das outras universidades estaduais, possui somente 4 alternativas nas 90 questões da sua primeira fase e são cobradas duas redações de gêneros diversos na segunda fase. Nos últimos anos, uma grande variedade foi pedida, como cartas, discursos, manifestos, verbetes, etc. Considerada a prova mais difícil, a FUVEST encerra o calendário de vestibulares das estaduais paulistas. Embora também conte com 90 questões na primeira etapa de seleção, a diferença fica por conta das 9 questões interdisciplinares.
E atenção, para não ser desclassificado do processo seletivo, o estudante deve fazer no mínimo 27 acertos. A segunda fase ocorre durante três dias e conta com questões específicas que variam segundo a carreira escolhida no terceiro (SEE).

Na Proclamação da República quem faz a festa é o leão

Vai viajar no feriado prolongado? Fique atento aos tributos embutidos nos produtos. A maioria dos itens mais consumidos nessa época são os que possuem maior incidência de impostos, é até maior que o normal, devido a serem considerados artigos supérfluos, de luxo, ou prejudiciais à saúde.
Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário- IBPT, os contribuintes que decidirem viajar, deverão pagar 29,56% em impostos no preço da hospedagem em um hotel, além disso, nas passagens áreas, 22,32% são impostos. Ou ainda quem pretende ir de carro é bom preparar o bolso porque a gasolina têm 56,09% de tributos. Já o pacote de viagem você deverá levar na bagagem 56,34% de impostos.
Por fim, quem pretende curtir uma praia deve se preparar, porque nem mesmo o protetor solar bloqueia a mordida do leão, que dever abocanhar 41,74% do preço do produto. O bronzeador tem uma incidência ainda maior, 49,08% de encargos. O camarão, por sua vez, um dos petiscos mais desejados à beira-mar carrega 33,29% de impostos. O difícil mesmo é se refrescar com tantos tributos, visto que uma água de coco fatura 34,13% para os cofres públicos.
O IBPT pesquisou ainda os itens com maior incidência tributária e a caipirinha está disparada com 76,66%; acompanhada da cerveja (lata), onde 55,60% do preço são embolsados para os cofres públicos. Inclusive aqueles que planejam ficar em sua residência e aproveitar o feriado de forma mais “barata”, achando que ficarão livres dos tributos, se enganam, porque almoçar ‘fora de casa’ implica em uma carga tributária de 32,31%; Se o contribuinte optar por pegar um cineminha ou assistir a uma peça de teatro pagará 30,25% em encargos.
Ou seja, de acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, é impossível fugir dos tributos. “Infelizmente as famílias brasileiras que gostam de aproveitar o feriado, devem procurar consumir produtos mais baratos e com melhor qualidade, já que ada incidência tributária, legalmente, não se tem como escapar”, aconselha Olenike.

Toblerone muda formato e irrita britânicos

Fãs do chocolate Toblerone estão desapontados após a fabricante Mondelez International alterar o formato da famosa barra no Reino Unido. A fabricante aumentou o espaço entre os triângulos para reduzir o peso da barra final, que era de 400 gr e agora passou para 360 gr, e a de 170 gr para 150 gr, para reduzir os custos.
A dimensão da barra, porém, permanece igual. Alguns consumidores disseram que a mudança foi “uma decisão errada” e que os espaços maiores são “horríveis”. A polêmica ganhou até memes nas redes sociais. Em uma nota publicada no Facebook, a empresa informou que precisou escolher entre alterar o espaço entre os triângulos ou aumentar o preço do produto (ANSA).