Plano de negócio: ferramenta essencial para o sucesso de empresas

O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento de extrema importância para quem deseja empreender de alguma forma. O planejamento permite mensurar riscos, avaliar alternativas e suporta a tomada de decisão.

Segundo o professor de Empreendedorismo e Marketing da FECAP Artur Motta, sem um plano de negócios, há o risco de alocar montantes desproporcionais para despesas incorridas inicialmente e faltar recursos para as etapas posteriores, que podem ser críticas para o sucesso do negócio. Veja dicas do especialista para acertar no plano de negócios e garantir o sucesso do seu negócio.

. Plano de sucesso – Ao elaborar um plano de negócios, desenvolvemos uma visão integrada e de longo prazo dos diversos aspectos do negócio: financeiro, mercadológico, operacional, entre outros. Essa visão permite se antecipar a situações futuras e otimizar recursos, tendo em vista o projeto como um todo.

É possível desenvolver essa visão e alocar recursos adequadamente para cada uma dessas etapas, conforme o cronograma do projeto e a relevância dos investimentos.
No plano de negócios, devem constar todas as linhas de despesas e as estimativas de receitas projetadas de forma conservadora. Aspectos operacionais devem ser incluídos para garantir o acesso aos recursos e o desenho dos principais processos.

Também deve ser realizada uma análise de mercado e da concorrência, permitindo identificar oportunidades, diferenciais e as ações de marketing para o novo negócio. Planos de negócios em cenários mais competitivos ou em operações mais complexas devem conter um maior volume e detalhamento de informações.

. Revise o plano – O plano de negócios deve ser revisado constantemente. Havendo novas informações, o plano deve ser atualizado com essas novas premissas no menor prazo possível. Ele é sistêmico e atualizável. Há uma interligação entre vários elementos e a alteração em um deles pode impactar os demais. A brevidade da atualização minimiza o risco de perda da informação e favorece o empreendedor com prazos para obter mais informações e ajustar rotas.

. Erros mais comuns – Um deles é o otimismo exagerado do empreendedor, acreditando que sua visão é uma verdade absoluta, sem testar as premissas do plano de negócios. Para evitar esse erro, é recomendável conversar com vários interlocutores de diversas áreas, coletar uma grande quantidade de informações, pesquisar negócios semelhantes e concorrentes e, principalmente, testar e testar diversas vezes as hipóteses utilizadas para elaborar o plano de negócios.

Fonte: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap