142 views 3 mins

Geração Z tem pressa na carreira e prioriza habilidades sociais

em Especial
quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O termo ‘Geração Z’ se refere ao grupo de pessoas nascidas entre a metade dos anos 1990 e 2010. Considerados os ‘nativos digitais’, essa geração é a primeira que nasceu conectada e móvel. Agora, com a chegada da vida adulta, esses jovens parecem ter pressa para desenvolver novas habilidades e encontrar seu lugar no mercado de trabalho.

De acordo com a Diretora de Educação do ISAE Escola de Negócios, Tania Lopes, a relação da Geração Z com o trabalho é diferente das gerações anteriores. “A experiência de nascer e crescer em um cenário de tecnologia apurada reflete na inquietude por mudanças, carregando para suas experiências e escolhas o dinamismo, a proatividade e a busca por novas experiências”, afirma.

A urgência pelo novo reflete na impaciência quanto ao desejo de crescimento na carreira e o alcance de resultados rápidos. “Resultados estes que vão além do financeiro, a geração Z valoriza especialmente a identificação com a tarefa e a qualidade das relações. A curiosidade, agilidade, independência e criatividade também são caraterísticas que os destacam”, aponta a especialista.

A maioria das habilidades que estão no radar dos jovens ‘zennials’ têm foco social. Segundo Tania, a Geração Z busca compreensão, diálogo e respeito. “Eles demonstram valorização pela diversidade e individualidade. Também buscam empresas ativistas e líderes empáticos”, diz. “A autenticidade e espontaneidade também são características desta geração, tratando com maior naturalidade que as gerações anteriores suas fragilidades e inseguranças”, conclui.

Segundo pesquisa divulgada pela Inc, 90% da Geração Z prefere ter na equipe pessoas inovadoras ao invés de, necessariamente, uma nova tecnologia. A pesquisa sinaliza também que 72% prefere se comunicar pessoalmente, uma vez que aspectos valorizados no ambiente de trabalho são o apoio dos líderes e boas relações que podem cultivar por meio de diálogos.

Os empregos mais procurados pelos jovens da Geração Z são voltados à comunicação e tecnologia, como gestão de mídias sociais, marketing digital e tecnologia da informação. Há ainda procura nas áreas de engenharia ambiental, design e empreendedorismo. Fonte: (www.pmaisg.com.br).