119 views 3 mins

Sistemas ERP ajudam a reduzir custos em momentos de crise

em Espaço empresarial
quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O ano de 2020 foi bastante desafiador, em razão da crise causada pela pandemia e a necessidade de readaptação a uma nova realidade. A consultoria IDC publicou um estudo mostrando que, em um ano pandêmico, os profissionais se mostraram muito mais determinados a reduzirem custos e aumentar os lucros.

Em momentos de instabilidade, soluções como Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, se tornam uma alternativa para readaptar processos, reinventar métodos de trabalho e possibilitar empreendedores se prepararem para o futuro.

Um sistema de gestão é fundamental para manter o controle de todos os setores de um negócio, seja comercial, financeiro, vendas, estoque etc. Segundo a pesquisa da Nucleus Research de Boston (Massachusetts), especialista em tecnologia, cada R$ 1,00 investido em ERP oferece retorno de até 700%.

Para manter a competitividade no mundo empresarial, dadas às condições atuais do mercados econômico, a demanda pelo uso de tecnologia colabora na redução de gastos das empresas. Ao mesmo tempo, a utilização do ERP garante agilidade e rapidez nos processos.

Segundo Rafael Gilioli Cabral, diretor de marketing da StarSoft, empresa com mais de 30 anos de experiência em software de gestão, o Sistema ERP é um grande aliado, especialmente para organizar os processos e ter insigths em tempo real do andamento dos negócios. “Com o ERP, é possível otimizar diversos departamentos, por ser uma ferramenta que integra informações e reduz retrabalhos, permitindo aos usuários um aumento de produtividade na empresa”.

As empresas podem coletar, armazenar, organizar, comunicar e unificar as informações. A partir disso, o sistema ERP gera indicadores de forma automática, permitindo que ocorra uma relação entre custos e receitas, facilitando também a tomada de decisões.

Investir em inovação e tecnologias é imprescindível para se manter competitivo no mercado, principalmente em um cenário que pode mudar a qualquer momento, como na pandemia. Apostar em softwares e sistemas que auxiliem o gerenciamento da empresa pode ser a escolha para enfrentar momentos turbulentos. “Quando a empresa investe em recursos tecnológicos, ela passa a garantir maiores chances de sobrevivência e permanência no mercado”, explica Cabral.

Por ser escalável, a solução de gestão ERP acompanha o crescimento da empresa, seguindo todo o planejamento durante uma crise e se mantendo produtivo. Um sistema completo, com mais de 50 módulos, abrange a administração corporativa de ponta a ponta, desde a gestão básica até a de operações específicas. – Fonte e mais informações: (www.starsoft.com.br).