79 views 4 mins

Como ficarão os concursos públicos neste segundo semestre?

em Especial
terça-feira, 11 de agosto de 2020

Com o início do segundo semestre, muitas atividades e eventos estão sendo retomados gradualmente. Academias, lojas, empresas e vários outros departamentos já decretaram abertura, e com os concursos públicos não foi diferente. Apesar do adiamento de alguns exames por conta da pandemia, a abertura dos concursos continua, e muitos já estão com provas marcadas para os próximos meses ou com editais previstos para divulgação ainda este ano.

“Mesmo com a suspensão de alguns concursos por conta da pandemia, a preparação deve continuar. Agora é o melhor momento para investir nos estudos”, explica Vinicius Rodrigues, coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos. Diante desse cenário, o professor conta que alguns concursos que já estão em andamento nesse segundo semestre são ótimas oportunidades para ingressar no serviço público.

O exame da Polícia civil do Distrito Federal, por exemplo, que está com as provas marcadas para o dia 18 de outubro, é considerado um dos principais do ano. O concurso, com inscrições abertas desde o dia 18 de agosto, até o dia 8 de setembro, vai oferecer 1.800 vagas para o cargo de Agente. Outro concurso é o da Polícia Militar do Paraná, que está com as inscrições prorrogadas para até dia 2 de setembro. O concurso terá como objetivo recompor o quadro efetivo de profissionais da corporação com 2.000 novos profissionais.

Para os alunos que estão apreensivos sobre a divulgação do concurso dos sonhos, Rodrigues recomenda que o ideal é direcionar os esforços para carreiras típicas de estado, como Tribunais de Justiça, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que não correm risco de cancelamento. “Segurança pública, carreiras administrativas e tribunais existirão sempre, independente do governo e do momento”, afirma.

Na Polícia Federal, a estimativa de abertura dos editais é para outubro e novembro, de acordo com o Ministro da Justiça, André Mendonça. As tratativas para a autorização do concurso já foram divulgadas. A oferta será de mais de 1.500 vagas para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista, além de cargos administrativos.

Já para os interessados na Polícia Federal Rodoviária, a expectativa também é grande. Com duas solicitações já encaminhadas ao governo federal para o preenchimento de 2.700 vagas, a previsão é que seja publicado um edital no final do segundo semestre. O AlfaCon Concursos está oferecendo um curso gratuito direcionado ao exame da PRF, disponibilizando aulas pela internet para todos os estudantes interessados na carreira, além de materiais didáticos complementares e um simulado específico.

Outras oportunidades se encontram nos Tribunais de Justiça, com os concursos TJ-SC e TJ-RJ entre os mais cotados. Embora estejam com os editais abertos, ainda estão em processo de definição das datas de inscrição e realização das provas. Para o especialista, os estudantes devem estar atentos temas relativos ao direito digital e crimes virtuais, que serão tendências nos próximos anos.

“Eles com certeza serão objeto de cobrança nos temas de redação e na parte de atualidades e crimes de caso. Outra problemática como o direito ambiental também tem grande probabilidade de ser cobrada”, finaliza.
Fonte e mais informações: (www.alfaconcursos.com.br).