104 views 6 mins

2020 do turismo

em Especial
terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Exposições, festivais, eventos esportivos, shows, vilarejos a serem descobertos: são muitas as razões para arrumar as malas e desbravar o mundo em 2020. Confira abaixo uma lista de destinos para cada mês do ano

Janeiro
Apaixonados por montanhas têm uma ocasião de ouro para visitar os vales de Fiemme e de Fassa, no Trentino-Alto Ádige, extremo-norte da Itália. Em 26 de janeiro, esses vales dos Alpes italianos recebem a Marcialonga di Fiemme e Fassa, prova de esqui de fundo que percorre um trajeto exuberante de 70 km, atraindo profissionais e amadores. O percurso atravessa bosques, vilarejos de montanha e picos nevados no coração das Dolomitas. Também é possível percorrer o trajeto com raquetes de neve, aproveitando a paisagem com calma.

Fevereiro
Madri recebe entre 7 e 23 de fevereiro o “Gastrofestival”, evento com cursos de culinária, degustações em museus, livrarias e cinemas e jantares preparados por chefs estrelados. O festival é uma ótima ocasião para visitar a capital espanhola e descobrir o Mercado de São Miguel, templo gastronômico da cidade.

https://www.diariodetorremolinos.com/

Março
Parma, no norte da Itália, é um destino ideal durante todo o ano para quem ama arte, teatro, gastronomia e livros. A cidade é capital italiana da cultura em 2020 e, até dezembro, realizará mais de 400 eventos, entre mostras, espetáculos teatrais, shows e aulas de culinária.

shutterstock

Abril
Flandres, na Bélgica, celebra em 2020 o mestre da pintura flamenga Jan van Eyck (1390-1441) com uma exposição no Museu de Belas Artes de Gent. A mostra ficará em cartaz entre 1º de fevereiro e 30 de abril e contará com obras-primas provenientes de toda a Europa.

Maio
Os Estados Unidos festejam neste ano os quatro séculos da chegada dos “pais peregrinos”, os primeiros ingleses protestantes emigrados para a América do Norte, que cruzaram o Atlântico no navio Mayflower. Entre 14 e 19 de maio, o Charlestown Navy Yard, em Boston, recebe o festival “Mayflower Sails 2020”, regata histórica que terá uma réplica do navio.

Junho
A cidade croata de Rijeka é uma das capitais europeias da cultura em 2020, sucedendo a italiana Matera, e contará com um intenso calendário de eventos ao longo do ano. A programação inclui uma mostra de obras juvenis de Gustav Klimt (1862-1918).

Julho
A outra capital europeia da cultura em 2020 é Galway, na costa ocidental da Irlanda. Destino concorrido entre jovens e sede de importantes eventos gastronômicos, a cidade realizará entre 13 e 26 de julho o “Arts Festival”, que invadirá ruas e praças com espetáculos de teatro, música, dança e exposições.

Agosto
Se você ama viagens longas e ricas em experiências culturais, Pequim celebra seus 600 anos de história com a abertura extraordinária do Jardim de Qianlong, antigo palácio situado dentro da Cidade Proibida e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A construção abriga quatro pátios e 27 pavilhões e estruturas, cujos interiores permanecem praticamente intactos desde a época imperial.

Setembro
No primeiro fim de semana do mês, o Vale do Loire, na França, organiza passeios gastronômicos pelos vinhedos de Nantes, Angers, Saumur e Blois. Além de descobrir castelos e palácios campestres, os visitantes podem degustar renomados vinhos e produtos locais, em roteiros que duram cerca de três horas.

Outubro
No dia 20 de outubro, Dubai inaugura a primeira Exposição Universal no Oriente Médio, que terá como tema o slogan “Conectando mentes, criando o futuro”. A cidade é um dos lugares mais futuristas do mundo e está na vanguarda em termos de arquitetura e novas tecnologias, característica que será reforçada pela Expo 2020. O evento reunirá pavilhões de dezenas de países e atrairá milhares de turistas para Dubai até 10 de abril de 2021.

Novembro
Ravenna, a cidade dos mosaicos e que abriga os restos mortais de Dante Alighieri (1265-1321), recebe entre 6 e 15 de novembro a “Trilogia do Outono”, festival que alterna três peças no palco do teatro que carrega o nome do maior poeta italiano.

Dezembro
A Lapônia finlandesa se torna um destino ideal no mês de Natal, com suas renas, paisagens nevadas e a Casa do Papai Noel, situada em Rovaniemi. Outras atrações imperdíveis são excursões em trenós elétricos ou puxados por huskies e uma visita ao Museu Arktikum, dedicado à cultura do Grande Norte (ANSA).