248 views 3 mins

Profissionais de contabilidade e finanças ainda temem o uso de criptomoedas

em Espaço empresarial
segunda-feira, 01 de junho de 2020

As criptomoedas ainda encontram algumas resistências. Foto: blog.fipecafi.org/reprodução

O profissional de contabilidade e finanças, que tinha um estereótipo de extrema formalidade e com associação às funcionalidades mais “palpáveis”, hoje tem recebido novas caracterizações por conta da chegada de novas tecnologias para auxiliá-los. Entre as possibilidades inovadoras que o mercado oferece está o uso da criptomoeda, alternativa que pode colaborar para o trabalho dos profissionais, já que poderia ser usada como reserva de caixa e valorização de valor.

Porém, ainda ainda enfrenta desafios como estruturação, regulamentação governamental e popularização, como aponta o coordenador do MBA de International Financial Reporting Standards da Fipecafi, Alexandre Evaristo. Para ele, as criptomoedas vêm para facilitar a realização de transações econômicas, sendo um meio de pagamento adicional eficiente, global e seguro, mas que ainda encontra alguma resistência.

“Nesse sentido, os profissionais de contabilidade e finanças irão se deparar com o desafio de estruturação, reconhecimento, mensuração e evidenciação de novos modelos de negócios, em que as criptomoedas serão um meio de pagamento cada vez mais corrente. Ou seja, há diversos criptoativos e elas não são moedas regulamentadas por uma entidade governamental. O ponto crítico é torna-las mais aceitas em estabelecimentos comerciais, popularizá-las e, principalmente, fazer o uso de uma maneira mais lícita. Já que elas podem ser usadas para fins ilícitos”, alerta.

O uso das criptomoedas pode ser ilimitado, ultrapassando as práticas mais voltadas aos negócios e finanças, assim atingindo outros públicos, na opinião do especialista. “Há possibilidade de qualquer estabelecimento comercial aceitá-las no futuro, de modo que ela possa alcançar todas as pessoas e recursos ao longo dos próximos anos. Se comparado ao uso do cartão de crédito, o criptoativo é mais vantajoso, pois é uma moeda global, muitas vezes não estando sujeita a alguns tributos, o que pode ser benéfico”, declara.

Por mais que a transformação tecnológica exista há um tempo e esteja em constante evolução, para os profissionais de contabilidade e finanças há inúmeros desafios e precauções. “Estes especialistas vivem em uma sociedade cada vez mais informatizada, dentre os quais se destacam a necessidade constante de atualização técnica e a visão prospectiva para os novos modelos de negócios. Cada vez mais é exigida uma maior capacidade analítica dos profissionais, seja para parametrizar os comandos, seja para analisar as informações contábeis”, finaliza. Fonte e mais informações: (www.fipecafi.org).