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Os desafios no relacionamento com o cliente

em Espaço empresarial
quinta-feira, 30 de julho de 2020

Leticia Silveira (*)

Já parou para se perguntar como estabelecer o melhor relacionamento com o seu cliente?

Na sociedade atual, os clientes estão sempre muito conectados com diversas novidades do mercado por meio da internet e dos aparatos tecnológicos, então, uma forma de criar bons vínculos é levando informações relevantes, como novas estratégias competitivas, sugestões de serviços que ajudem a aumentar as oportunidades de venda ou soluções que garantam uma maior performance.

Mas, antes, é preciso construir confiança e empatia nas relações para fidelizar os clientes que contratam produtos e serviços digitais. É fundamental conhecer o mercado de atuação dos clientes, os desafios e as novidades do setor. Desta forma, além de demonstrar sua experiência no nicho e gerar mais confiança, você poderá encontrar oportunidades para agregar serviços personalizados e montar um portfólio de soluções mais completo. O bom relacionamento gera confiança, pela preocupação contínua e atendimento de excelência para o aperfeiçoamento na performance dos clientes.

Além disso, é preciso estar preparado para atender diferentes perfis de cliente. Ter informações técnicas e de negócio em um mesmo atendimento melhora toda a experiência do cliente durante sua jornada. Ao iniciar um atendimento, é importante entender além do que está sendo informado pelo cliente, analisando os resultados que ele busca obter e direcionando para a melhor solução, seja através de uma estratégia ou produto.

Para isso, investir no desenvolvimento de técnicas de negociação, gestão de projetos simultâneos, experiência e sucesso do cliente tem feito cada vez parte da rotina de profissionais e empresas que oferecem serviços digitais. Estabelecer um contato constante e ter preocupação sincera nos resultados, enxergando além do código, permite gerar uma relação duradoura de parceria ao demonstrar que, mais do que o desenvolvimento em si: o sucesso do cliente é seu maior projeto.

(*) – É Analista de Marketing da Locaweb PRO (http://pro.locaweb.com.br/).