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O que o RH precisa aprender com o departamento de vendas?

em Espaço empresarial
quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O setor de vendas pode contribuir, e muito, no desempenho do departamento de recursos humanos, tornando-o mais estratégico e ajudando a construir um time mais engajado, produtivo e, com isso, conquistar muitos benefícios, como por exemplo:

  • Otimização da comunicação;
  • Aperfeiçoamento da gestão de performance de pessoas e negócios;
  • Aumento do engajamento e conexão do colaborador com a organização;

Apesar de parecerem distantes, as áreas possuem muitas semelhanças. Podemos perceber essa relação ao fazer a comparação de um cliente que decide comprar um produto ou serviço e o candidato que passa por um processo e aceita uma nova vaga de trabalho. O exemplo ressalta o mesmo propósito das áreas: vender a empresa e o que ela entrega.

“Entendo que o RH tem aprendido muito com o trabalho comercial contemporâneo, ajustando discursos, revisando e criando indicadores e processos para acompanhar a jornada do colaborador dentro da empresa. Assim como na área de Vendas, realizando ajustes para melhorar a atração ou prospecção de clientes/candidatos em tempo hábil, garantindo o resultado esperado, desde o processo de contratação até a avaliação de desempenho do colaborador”, destaca Gustavo Marcolino, coordenador de vendas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.

O RH com conhecimentos de vendas pode tornar o departamento ainda mais estratégico e com resultados positivos, por meio de uma gestão elaborada e um planejamento de ações que mensura teoria e prática de forma mais orgânica, processual e objetiva. “Cada vez mais se faz necessário o investimento em desenvolvimento de novas competências e habilidades, tanto de empresas quanto dos próprios profissionais de RH”, destaca Gustavo.

A área de vendas utiliza diversas técnicas e algumas estratégias podem ser aplicadas na rotina do RH, como por exemplo:

  • Experiência do usuário – A experiência do cliente em toda a jornada é o que leva à decisão da compra. É necessário promover uma experiência satisfatória em diversos aspectos do processo. Nesse sentindo, demonstrar atenção e cuidado fazem a diferença.
  • Tecnologia e Gestão Humana – Os recursos tecnológicos são fundamentais no apoio de gestão de pessoas. Algumas ferramentas auxiliam no registro de informações e com isso oferecem uma análise mais assertiva.
  • Encontrar um discurso adequado – Para se conectar com um cliente ou funcionário em potencial, a comunicação deve ser objetiva, equilibrada e alinhada com cada perfil.

“Gosto sempre de pensar em Vendas como o combustível da companhia, e no RH como o motor. Assim fica fácil entendermos sobre a importância da sinergia entre estes departamentos para o resultado da organização”, conclui Marcolino. – Fonte e outras informações: (https://www.sp.senac.br/corporativo).