195 views 4 mins

Entenda a diferença entre comunicação interna e assessoria de imprensa

em Espaço empresarial
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Maria Fernanda Benedet (*)

A comunicação é essencial para vivermos e, no mundo dos negócios, todo empreendedor sabe a importância de manter uma boa comunicação entre empresa e público. Para isso, temos a Assessoria de Imprensa, que é vista como uma forma de fortalecer a marca e o sucesso do negócio. Mas nesse método, podemos colocar em pauta também a comunicação interna das empresas. Vale ressaltar que os dois métodos têm a mesma base: comunicação.

Então, se você quer crescer ainda mais a sua empresa, pode apostar somente na comunicação interna? Ou precisa da assessoria de imprensa? A verdade é que existem algumas diferenças super importantes nessas duas estratégias de comunicação, fazendo com que ambas se completem e tragam mais resultados juntas. Entenda melhor sobre os dois métodos abaixo:

. Assessoria de Imprensa – Esse é um método de comunicação para que as instituições tenham uma relação com os veículos midiáticos. O principal intuito é expor as ideias, objetivos e projetos da empresa para a mídia – seja telejornal, jornal impresso, portais online, rádios e/ou podcasts. Além de intermediar a interação entre cliente e mídia, o trabalho da assessoria de imprensa demonstra o diferencial da empresa, conquistando destaque e uma boa representação na imprensa.

Além disso, é um trabalho fundamental para que a imprensa e sociedade criem uma boa percepção da marca. É importante distinguirmos o trabalho da Assessoria de Imprensa de publicidade paga. Os assessores de imprensa trabalham de forma orgânica, conquistando espaços nas mídias sem troca financeira entre empresa e veículo de comunicação.

O assessor precisa buscar aprender sobre o mercado em que o cliente atua. Além disso, é de suma importância que a assessoria de imprensa entenda a história e os valores do cliente – tanto as propostas, quanto os objetivos, as conquistas e pontos fracos e fortes do negócio.

. Comunicação Interna – A Comunicação Interna precisa ser trabalhada dentro da empresa, buscando manter uma comunicação alinhada entre os líderes e colaboradores. Ela tem um papel estratégico dentro das empresas, que são feitas de diversos setores, como RH, Marketing, Financeiro, Administrativo e por aí vai. Assim, é necessário que a empresa consiga manter uma comunicação clara e objetiva entre todos os setores, para que os colaboradores mantenham-se dentro da realidade da organização.

O principal objetivo de trabalhar a Comunicação Interna de uma empresa, é fazer com que os objetivos e valores da marca estejam alinhados com os de seus colaboradores. Esse é um dos principais métodos para fazer com que os funcionários sintam-se mais valorizados e engajados no trabalho. Para as organizações, é importante entender que ações de Comunicação Interna trazem benefícios para todos os negócios.

Além de manter toda a equipe alinhada com a missão e estratégia da empresa, a Comunicação Interna faz com que os processos sejam mais agilizados e o ambiente de trabalho mais harmonioso.É importante que as instituições que desejam crescer e se estabelecer no mercado atual, apostem em um trabalho mútuo entre Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna. Dessa forma, os colaboradores mantêm-se engajados e alinhados à empresa, aumentando as chances de conquistar destaques e valorização à marca em veículos de comunicação.

(*) – É jornalista e assessora de imprensa na Comunica PR (https://www.comunicapr.com/).