143 views 2 mins

Conheça as regras do feriado trabalhado

em Espaço empresarial
sexta-feira, 01 de julho de 2022

A sua empresa conhece as regras do ponto facultativo? A palavra “facultativo” indica algo que é opcional, que pode ser escolhido por alguém. Assim, o ponto facultativo indica dias em que o trabalho é opcional, ou seja, os empregadores podem escolher se seus funcionários deverão trabalhar ou não.

O ponto facultativo geralmente acontece em datas próximas de feriados, como é o caso da segunda-feira de carnaval, como apresentamos anteriormente. Esses dias também são conhecidos como “emendas” de feriado.
Antes da Reforma Trabalhista entrar em vigor, o funcionário que fosse chamado para trabalhar nos dias de feriado ou aos domingos deveria receber o valor das horas trabalhadas em dobro.

Agora, no entanto, as empresas não são obrigadas a pagar pelo dia trabalho com uma remuneração financeira, pois os funcionários podem fazer a compensação das horas trabalhadas através do banco de horas. Uma empresa pode pedir que o funcionário compareça ao serviço na sexta-feira Santa e folgue na segunda-feira seguinte, por exemplo. Tudo depende do acordo que será feito.

“É muito importante que as empresas tenham profundo conhecimento sobre as regras que envolvem o trabalho nos dias de feriado, pois esse tipo de situação abre espaço para muitos problemas nas empresas que não conhecem a lei”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal.

“Um controle de ponto online é a melhor forma de organizar as escalas de trabalho durante feriados na sua organização, pois permite que as empresas acompanhem de perto o dia a dia de trabalho dos funcionários, inclusive daqueles que costumam trabalhar nos feriados, como acontece em restaurantes, mercados, bares, etc”, afirma o executivo. Fonte e outras informações: (www.mywork.com.br).