127 views 3 mins

Como melhorar o dia a dia com a comunicação assíncrona

em Espaço empresarial
segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Presente na rotina das empresas, às reuniões virtuais, apesar de necessárias, podem ser bem cansativas. E “reuniões demais” se tornou uma queixa frequente de quem trabalha remotamente. Quem nunca participou de uma reunião pensando que poderia ter sido um e-mail, que atire a primeira pedra!

Ao longo dos dois últimos anos, marcados pela pandemia, a Microsoft analisou de perto o comportamento dos usuários nas plataformas de trabalho. Segundo o relatório da empresa, desde fevereiro de 2020, o aumento de reuniões online foi de 252% em média, semanalmente. Em meio a tantas reuniões online, surgem os memes e as brincadeiras com que todo mundo concorda: tem reunião que poderia sim ter sido um e-mail.

Isso não fica apenas no senso comum. Em uma pesquisa realizada pela MatchWare’s MeetingBooster, 80% dos trabalhadores dos EUA disseram ter participado de uma reunião inútil em seus empregos atuais e 60% dos trabalhadores do Reino Unido disseram ter comparecido a uma reunião sem resultado produtivo.

Como tornar o dia a dia mais produtivo? O Comunica.in dá algumas dicas para começar a aplicar já – antes mesmo de marcar aquela próxima reunião. Confira:

  1. – Dê foco a mensagens de texto – Se for por e-mail, melhor ainda. Em chat, informações importantes se perdem – neste espaço, dê prioridade a mensagens mais objetivas. Ao escrever, dê muita atenção à pontuação. Ela vai garantir uma clareza maior ao seu texto. Revise o quanto for necessário.
  2. – Evite mensagens de áudio – Em geral, mensagens de texto são mais elaboradas do que mensagens de áudio. E também é uma forma de respeitar o tempo e a produtividade da outra pessoa.
  3. – Seja simples – Evite textos longos e com linguagem formal. Eles tendem a dificultar a leitura. Busque escrever frases curtas e diretas, para que o texto fique o mais claro possível. Também é possível dividi-lo em blocos ou tópicos, para facilitar a leitura e a compreensão.
  4. – Estar online não significa estar disponível – Nem sempre o verdinho no chat significa que a pessoa está disponível para uma ligação rapidinha – que acaba se tornando uma hora facilmente.

Perguntar se a pessoa pode falar é um ótimo começo, mas é importante trazer o máximo de informação possível sobre o que será a conversa, qual o objetivo e porque a atenção dela será necessária. – Fonte e outras informações, acesse: (https://comunica.in/pt).