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Assessoria de Imprensa como aliada nas estratégias da empresa

em Espaço empresarial
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Saiba como esse braço da comunicação pode ajudar as marcas a ganharem visibilidade

Já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado? Pois bem! Fazer com que a sua marca ou produto seja conhecida pelo seu público alvo é um papel da área (ou agência) de comunicação. E para que seja efetiva, ela depende de diversos braços que, alinhados, têm o poder de tornar a mensagem certeira e eficaz. A área de comunicação divide-se em alguns setores distintos, mas todos complementares. Entre eles, estão: marketing, branding, Social Media e Assessoria de Imprensa.

Estamos aqui para falar um pouco sobre o importante papel da Assessoria de Imprensa na divulgação de uma empresa. É fato que pouca gente sabe o que um assessor faz e qual a verdadeira missão desse profissional. Segundo Marina Lapietra, sócia-proprietária da agência de comunicação ÔnixPress (@onixpress) – que atua nos segmentos de gastronomia, hotelaria e lifestyle -, o assessor é quem fará com que as informações sobre uma empresa, um produto, um local ou, até mesmo, uma personalidade, cheguem até os profissionais da imprensa.

Para fazer esse meio de campo com eficácia, ele utilizará algumas estratégias, que passam por: estar alinhado a tudo o que acontece no mundo e, principalmente, no segmento no qual seu cliente está inserido; construir um mailing certeiro e um bom relacionamento com jornalistas – sabendo dialogar com a editoria coberta por aquele profissional; produzir press releases (textos que serão enviado para a imprensa) que traga a mensagem de maneira clara e precisa, dentro de uma estratégia de comunicação; enviar press kits; organizar eventos e coletivas com a imprensa; treinar o cliente para entrevistas e encontros com jornalistas.

Ou seja, o assessor é responsável por traçar e executar toda a estratégia necessária para que as informações sobre os seus clientes sejam publicadas em veículos de comunicação nos quais desejam ser divulgados. “Por exemplo, você é dono de um restaurante que funcionará em uma cidade turística. A Assessoria de Imprensa entra para fazer com essa informação esteja em colunas especializadas e veículos de comunicação focados nas editorias de gastronomia, lifestyle e turismo, além de jornais, sites, blogs e revistas regionais”, afirma Lapietra.

Se o restaurante já funcionar há um tempo e o objetivo for apenas manter o seu público informado sobre os seus serviços, o trabalho será feito com esse objetivo. Se o intuito for, por exemplo, divulgar a carta de vinhos de um restaurante, foca-se a divulgação em veículos especializados em vinhos. Se o objetivo é divulgar a carta de cerveja, o foco será então, os veículos especializados nesse assunto. E assim por diante.

Mas vale lembrar que o trabalho de assessoria é de longo prazo e visa ao desenvolvimento de um relacionamento do cliente com a imprensa, além, de claro, passar adiante um conteúdo de fato relevante. Trata-se da construção de uma imagem pública, um processo que exige tempo. “O trabalho de um assessor é fazer com que determinada mensagem chegue de maneira eficaz até o profissional da imprensa, mas isso não é garantia de publicação. A publicação depende de diversos fatores e a gente trabalha para aumentar as chances de uma possível divulgação. É como uma estratégia de venda, se fôssemos fazer um paralelo. Você tem diversas estratégias para atingir o seu público alvo, mas isso não é garantia de compra”, explica Marina.