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As melhores práticas para peças criativas na Black Friday

em Espaço empresarial
segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Black Friday, que acontece no próximo dia 27, promete bater recordes, passando dos R$ 3,2 bilhões vendidos, de acordo com estimativa da EbitNielsen. O grande crescimento da data se dá, principalmente, pela popularização do e-commerce durante a pandemia, em que lojas físicas estiveram fechadas e os varejistas precisaram se adaptar à nova realidade.

Entretanto, atrair o olhar do consumidor em uma das épocas mais disputadas do ano é um desafio e tanto para as marcas. Para apresentar dados sobre esse mercado e acabar com o “achismo” na hora de desenvolver ações de marketing, a VidMob, primeira e única plataforma de inteligência criativa do mundo, lançou um estudo sobre os criativos de peças publicitárias para campanhas de final de ano, como Black Friday e Natal.

A empresa analisou um total de 8.366 anúncios em 35 marcas de varejo e e-commerce, que geraram mais de 28.000 tags de visão computacional e 1,67 bilhão de impressões combinadas. Os anúncios analisados foram veiculados entre o último trimestre de 2018 e o penúltimo de 2019. A análise dos dados apontou que:

  • Anúncios em vídeo geraram vendas mais altas do que anúncios estáticos: o vídeo gerou uma taxa de compra 48% maior em comparação a peças estáticas.
  • A duração ideal do anúncio em vídeo foi de 10 a 15 segundos: o vídeo de 10 a 15 segundos gerou uma taxa de compra 148% maior em comparação aos anúncios com 5 segundos ou menos.
  • Começar com texto foi melhor: Quando o texto estava presente nos primeiros 3 segundos de um anúncio, a conversão de compra foi 46% maior.
  • A escolha das palavras importou especialmente com o “call to action”: usar “Comprar” como call-to-action teve uma taxa de compra 5 vezes maior do que “Obter” e “Encontrar”. A tecnologia da empresa aplica visão computacional, reconhecimento óptico de caracteres e machine learning para marcar praticamente todos os atributos visuais que um espectador encontra em um anúncio. Esse conjunto de dados é então combinado com métricas de desempenho em tempo real e multiplataforma para gerar insights mais profundos sobre o impacto que os recursos visuais do criativo – como objetos, formas, palavras, sentimentos, cores, logotipos, duração de exibição, compras e outros ações do consumidor. Saiba mais em (www.vidmob.com).