133 views 2 mins

As empresas mais eficientes do varejo brasileiro

em Espaço empresarial
quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Muito além do faturamento, como saber se uma empresa é eficiente? O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA, divulga o Ranking IBEVAR-FIA 2020, que apresenta as empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Com base em dados de 2019, o estudo considera fatores como o número de colaboradores, quantidade e formato de lojas para avaliar se esses recursos são empregados de forma produtiva na geração de resultados.

“Explorar apenas o faturamento de uma empresa não revela muito sobre seu potencial. Mas olhar para a eficiência mostra, por exemplo, a capacidade de crescimento futuro que aquela companhia pode ter. Uma eficiência 90% menor que a concorrência pode indicar um potencial muito menor de crescimento”, comentar Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Confira as empresas que alcançaram 100 pontos de eficiência em suas respectivas categorias:

. Hiper e Supermercados – Grupo Carrefour, Irmãos Muffato, Makro, Zaffari, Atakarejo, D’Avó Supermercados, Formosa e Grupo Irmãos Boa.

. Eletroeletrônicos e Móveis – Via Varejo, Fast Shop e Tok&Stok.

. Moda e Esporte – Lojas Renner, Grupo Guararapes, Havan, Arezzo, Grupo Inditex, Inbrands e Lojas Avenida.

. Drogaria e Perfumaria – Raia Drogasil, Grupo Boticário, Panvel, Drogaria Araújo, Clamed, Drogaria Nissei e Profarma.

. Fast Food e Restaurante – McDonald’s, Burger King, AM/PM Comestíveis, Brazil Fast Food Corporation e IMC – International Meal Company.

. Material de construção – Leroy Merlin, Grupo Herval, Telha Norte, Grupo Cassol e BR Home Centers

. Especializadas e outras – Cacau Show, Kalunga, Dpaschoal, Saraiva, Grupi CRM, Grupo Fartura de Hortifrut e Grupo Oxylane.

O Ranking de Imagem, que elege as marcas mais admiradas do Brasil, será divulgado em evento online no dia 22 de setembro (AI/Ibevar).