132 views 4 mins

4 dicas para aprimorar a experiência do cliente em seu PDV

em Espaço empresarial
quarta-feira, 01 de junho de 2022

O varejo físico está retomando seu ritmo de vendas pós pandemia. Dados da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), apontam que somente na semana do Dia das Mães, houve um crescimento de 11% no faturamento das lojas. Para manter a crescente e obter melhores resultados, quando se trata do varejo físico, a experiência do cliente é essencial.

“O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos dois anos. Com a pandemia, as vendas online se fortificaram e, para manter o sucesso das vendas físicas, as lojas tiveram que se reinventar e trazer soluções atrativas”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline. Confira algumas dicas do especialista para o varejo físico atrair consumidores e se destacar dos concorrentes:

  1. – Invista no omnichannel – A convergência entre o online e o físico promete ser o caminho mais promissor para os resultados do varejo. O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.

Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo.

  1. – Ofereça diferentes formas de pagamento – Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro nem sempre são as primeiras opções. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados. Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído.

As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.

  1. – Fique de olho no estoque – Ao visualizar os produtos disponíveis, é possível criar ações promocionais mais assertivas, saber quais produtos estão parados e fazer uma ação direcionada e também identificar os produtos em destaque para atender a demanda dos clientes. A gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e pode ser decisiva para os resultados de qualquer negócio.
  2. – Aproveite o PDV de forma inteligente – É nele que ocorrerá toda a experiência de compra. Nesse momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, fila dos caixas, forma de pagamento, etc.

“Antes de pensar em grandes experiências, é fundamental simplificar as etapas básicas da jornada de compra e facilitar essa experiência”, orienta o CEO. – Fonte e outras informações: (www.varejonline.com.br).