94 views 54 secs

Saldo de emprego na indústria paulista fica estável

em Economia
quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O emprego na indústria paulista ficou estável em setembro, com variação de -0,06%, implicando no fechamento de 1 mil postos de trabalho, na série sem ajuste sazonal. Feito o ajuste, a variação marca -0,22% no mês. Computados os dados do acumulado do ano, o saldo segue negativo e totaliza o encerramento de 9 mil vagas na indústria. Os dados foram divulgados ontem (16 pela Fiesp e Ciesp.

“Setembro apresentou um resultado levemente melhor no saldo de emprego na indústria paulista do que o esperado para o mês, em razão das exportações de carnes para a China, que sofreu com a peste suína em seu mercado. Apesar dessa leve melhora, o mercado apresentou perdas no setor automotivo, que sofre com as exportações, em especial para a Argentina. Devemos encerrar o ano com saldo muito próximo ao fechamento de 2018, com crescimento zero”, diz José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Entre os setores acompanhados pela pesquisa, 45% apresentaram variações positivas, com 10 contratando, 8 demitindo, e 4 permanecendo estáveis. Os principais destaques no campo positivo ficaram, principalmente, por produtos alimentícios (1.580); produtos diversos (536) e produtos de borracha e material plástico (252).
Entre os destaques negativos ficaram veículos automotores, reboques e carroceria (-1.427), couro e calçados (-952) e informática, produtos eletrônicos e ópticos (-608) – (AJI/Fiesp).