77 views 2 mins

Mulheres devem mais contas de água, luz e gás do que homens

em Economia
quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A inadimplência ficou estável em agosto de 2019, permanecendo em 63,4 milhões. O número representa 40,6% da população adulta do país. Na visão por gênero, os homens são a maior parte (50,8%), devendo mais para o segmento de Bancos e Cartão. Já elas (49,2%) têm mais dívidas atrasadas em Utilities – contas de água, luz e gás. No geral, a inadimplência teve variação de quase 3% com relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o mito de que mulheres devem mais não existe. “Podemos falar que hoje os gêneros estão em pé de igualdade, ambos impactados fortemente pelo desemprego no país. Apesar disso, os dados indicam uma estabilidade no número nos últimos meses, um sinal de alívio para a economia do país”.

A representatividade da soma de Bancos e Cartões e Financeiras é maior no montante de dívidas atrasadas dos homens (40%) do que nas mulheres (37,3%). Elas têm mais contas negativadas em Utilities (água, luz e gás) e Varejo. Os homens costumam assumir mais compromissos com instituições financeiras do que elas. “É mais comum que os financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, sejam feitos por eles. Isso se deve pela maior renda da população masculina, que acaba tendo a aprovação de crédito mais fácil do que para mulheres” (AI/SerasaExperian).