JBS pagou US$ 11 milhões a hackers para resgatar acessos

A subsidiária da JBS nos Estados Unidos pagou um resgate de US$ 11 milhões (cerca de R$ 55,5 milhões) para os hackers que fizeram um ataque à empresa, informou a própria companhia em nota oficial na noite de quarta-feira (9). Segundo o CEO da JBS nos EUA, André Nogueira, a decisão foi tomada para minimizar os danos. “Foi uma decisão difícil de tomar para nossa empresa e para mim, pessoalmente. Mas, sentimos que essa decisão deveria ser tomada para evitar qualquer risco potencial para todos os nossos clientes”.

Nogueira ainda explicou que o pagamento foi feito após a consulta com vários especialistas em segurança digital, que alertaram para o risco do vazamento de dados sensíveis dos clientes. O ataque foi informado no dia 30 de maio e afetou as unidades da empresa brasileira nos EUA, Canadá e Austrália. No dia 3 de junho, a JBS informou que havia recuperado todos os acessos.

O FBI está investigando a invasão, que ocorreu pouco depois de outro grande ataque hacker do tipo, contra a empresa que gere o maior oleoduto norte-americano, a Colonial Pipeline. A empresa pagou cerca de US$ 4,4 milhões
(R$ 22,2 milhões) para recuperar as informações. Em ambos os casos, os norte-americanos acusam os russos de serem os responsáveis pelas invasões.

As ações usaram o ransomware, um tipo de sistema que acessa todos os dados e os “sequestra”. Assim, os criminosos exigem um pagamento em dinheiro para conseguir recuperar todas as informações. Ataques do tipo estão cada vez mais comuns e em maiores proporções, já que são extremamente lucrativos e difíceis de rastrear (ANSA).

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