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Cresceu a presença de biscoitos nos lares brasileiros

em Economia
quarta-feira, 21 de julho de 2021

Pelo menos 99,7% das famílias brasileiras consumiram biscoitos em 2020.
Foto: pixabay

Pense em algo que não pode faltar de jeito nenhum na sua casa. Algo que você e sua família não esquecem de comprar, não abrem mão, às vezes cogitam até fazer um pequeno estoque. Em mais de 99% das casas brasileiras, as respostas para essas perguntas são: biscoitos. É isso que mostra um levantamento feito pela Kantar WorldPanel por encomenda da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Pães & Bolos (Abimapi). Pelo menos 99,7% das famílias brasileiras consumiram biscoitos em 2020.

Mesmo com as estatísticas quase batendo 100% de penetração nos lares brasileiros, o alimento teve crescimento de consumo em 2021, 0,1 ponto percentual para biscoitos (500 mil lares), quem acompanha o setor aponta que quando um alimento ultrapassa 70% de penetração, ele já é consolidado e, como hábito, não retrocede. Muitos fatores ajudam a explicar esse movimento de maior penetração e consolidação do produto.

Um deles é o fato de que o auxílio emergencial, que movimentou a economia brasileira, foi usado prioritariamente para a compra de alimentos, conforme a pesquisa da Kantar. O levantamento aponta que dois a cada três reais do auxílio foi utilizado para comida. “Os biscoitos se destacaram pela praticidade e prazo de validade, que acabou se tornando fator determinante, impulsionado pelos canais de compra: super e hipermercados que se mantiveram abertos”, explica Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

A indústria de biscoitos atingiu R$ 20 bilhões e 1,5 milhão de toneladas de produtos, aumento de 6% em faturamento e 2% em volume de vendas em 2020 na comparação com 2019 (R$ 18,9 bilhões e 1,49 milhão de toneladas), respectivamente. A alta foi distribuída em tipos variados como Maria e maisena, waffer, recheado doce, biscoito palito e água e sal. – Fonte e outras informações: (www.abimapi.com.br).