99 views 5 mins

Economia 29/09/2016

em Economia
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Cervejas da AB Inbev (Budweiser, Corona, StellaArtois Beck’s) e da SABMiller (Bulmers e Peroni).

Megafusão entre SABMiller e AB Inbev é aprovada

Cervejas da AB Inbev (Budweiser, Corona, StellaArtois Beck’s)  e da SABMiller (Bulmers e Peroni).

Os acionistas da SABMiller aprovaram ontem (28) a compra do grupo britânico pela companhia
belgo-brasileira AB Inbev, operação que unirá as duas maiores cervejarias do planeta

Segundo um comunicado da SABMiller, 95,46% dos sócios disseram “sim” à fusão, que é avaliada em US$ 104 bilhões.
Para receber o aval do órgão antitruste da União Europeia, a AB Inbev aceitou vender algumas marcas da empresa britânica no continente, como Peroni, Grolsch e Meantime. A junção será efetivada no próximo dia 10, e um dia depois as ações da companhia resultante serão cotadas na Bolsa de Valores de Bruxelas. O grupo belgo-brasileiro vê na aquisição uma chance de reforçar sua presença em mercados emergentes e com fortes perspectivas de crescimento na Ásia, América do Sul e África.
A AB Inbev é dona de algumas das principais marcas de cerveja do mundo, como Stella Artois e Budweiser, além de importantes players locais e regionais, como Quilmes (Argentina), Corona (México), Norteña (Uruguai) e Brahma, Skol, Bohemia e Antarctica (Brasil) (ANSA)

Juros do cheque especial bate novo recorde

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito chegou a 475,2% ao ano.

A taxa de juros do cheque especial subiu em agosto. De acordo com o Banco Central (BC) a taxa do cheque especial subiu 2,7 pontos percentuais (pp), de julho para agosto, e chegou a 321,1% ao ano, estabelecendo novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994. Neste ano, a taxa do cheque especial já subiu 34,1 pp em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.
Outra taxa de juros alta é a do rotativo do cartão de crédito. Em agosto, na comparação com o mês anterior, houve alta de 3,5 pp, com a taxa em 475,2% ao ano. A taxa média das compras pagas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados, subiu 0,8 pp e ficou em 152,2% ao ano. A taxa do crédito pessoal aumentou 0,1 pp para 132,3% ao ano. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) também subiu 0,1 ponto percentual para 29,3% ao ano.
A taxa média de juros cobrada das famílias caiu 0,1 ponto percentual, de julho para agosto, quando ficou em 71,9% ao ano. A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas ficou estável em 6,2%. A taxa de inadimplência das empresas também ficou inalterada em 5,2%. A taxa média de juros – cobrada das pessoas jurídicas – ficou em 30,7% ao ano, alta de 0,3 ponto percentual em relação a julho.
No caso do crédito direcionado (destinados aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa de juros para as pessoas físicas caiu 0,2 pp para 10,4% ao ano. A taxa cobrada das empresas caiu 0,5 pp para 12,3% ao ano. A inadimplência das famílias ficou em 1,8% e das empresas subiu 0,2 ponto percentual para 1,3% (ABr).

Missões de inspeção sanitária

Divulgação

O Brasil poderá receber 15 missões veterinárias de vários países, até o final do ano, para inspeção sanitária em estabelecimentos registrados junto ao Ministério da Agricultura. Quatro delas já estão confirmadas: duas do Chile (para carne bovina e farinha de carne e osso); uma de Cuba (para carnes suína e de aves) e uma da Bolívia (para carnes de aves, bovina e suína).
Com as missões, os países interessados pretendem avaliar a ação do serviço de inspeção federal e os controles efetuados pelos estabelecimentos com o objetivo de autorizar novas habilitações à exportação de produtos brasileiros de origem animal ou revalidar aquelas já concedidas.
Segundo o chefe da Divisão de Auditorias Internacionais do Ministério da Agricultura, Fábio Coelho Correa de Araújo, quanto mais missões vierem ao país, maior a possibilidade de ampliação da exportação de produtos agropecuários e de consolidação do reconhecimento internacional da qualidade do serviço de inspeção federal brasileiro (Mapa).