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Economia 22/11/2016

em Economia
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Procon estará de olho nas promoções do ‘Black Friday’.

Procon de olho na Black Friday

Procon estará de olho nas promoções do ‘Black Friday’.

Nesta sexta-feira (25), diversos estabelecimentos comerciais – principalmente lojas virtuais – irão realizar campanhas divulgando promoções para atrair a atenção dos consumidores, prometendo grandes descontos sob o slogan ‘Black Friday’

A Fundação Procon-SP terá um plantão de atendimento especial para os consumidores. A instituição também está fazendo monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado.
O atendimento especial para os consumidores registrarem suas reclamações, pelo telefone 151, começará no dia 24, indo até às 2h00 do dia 25, e retornando no mesmo dia, das 6h00 às 22h00. O atendimento eletrônico ficará disponível durante todo o fim de semana (25 e 26/11), além do Facebook e Twitter.
Também foi criada a hashtag especial (#ProconSPdeolhonaBlackFriday) que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção –, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros que possam ocorrer.

Vendas de panetone devem atingir 500 mil toneladas

Nesta época do ano, os panetones começam a aparecer nas gôndolas dos supermercados, anunciando a chegada do Natal. O produto tradicional – com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate – ganhou novas versões mais elaboradas: com ingredientes tipicamente brasileiros, ou com mousse, sorvete, trufas, doce de leite, goiabada, brigadeiro, entre outros. Com este leque variado de opções de recheio, os fabricantes apostam em inovação e no sabor marcante para atrair os consumidores.
De acordo com Cláudio Zanão, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, o volume de vendas de panetones deve repetir os números de 2015, cerca de 500 mil toneladas. Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, apenas 44,5% dos lares brasileiros consumiu panetone entre novembro do ano passado e janeiro de 2016. Fatia que deve ser mantida neste final de ano.
Este é um produto sazonal que, a partir do momento em que está exposto no varejo, desperta nos consumidores a memória afetiva das festas de fim de ano. “As embalagens se sofisticaram e estão mais elaboradas e personalizadas, tornando-os um excelente presente. Esta estratégia dos fabricantes de tornar estes pães/bolos mais convidativos e criativos, com valores que cabem no orçamento do consumidor, promete bons resultados”, completa Zanão.

Mercado reduz projeção de inflação

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%, de acordo com a pesquisa Focus, do BC. Para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%. As projeções ultrapassam o centro da meta que é 4,5%. O teto da meta é 6,5% este ano, e 6% em 2017.
A projeção de instituições financeiras para a queda da economia (Produto Interno Bruto – PIB), este ano, foi ajustada de 3,37% para 3,40%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi alterada de 1,13% para 1%. A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, permanece em 13,75%, ao final deste ano, e em 10,75% ao ano, no fim de 2017 (ABr).