69 views 5 mins

Economia 01/09/2016

em Economia
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
A indústria evitou que o PIB caísse ainda mais.

PIB fecha segundo trimestre com queda de 0,6%

A indústria evitou que o PIB caísse ainda mais.

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas os bens e serviços produzidos no país, fechou o segundo trimestre de 2016 com queda de 0,6% comparativamente ao trimestre anterior na série livre de influências sazonais

Quando comparada a igual período de 2015, a queda do PIB foi de 3,8%. Com o resultado, o PIB acumula – nos primeiros seis meses do ano – retração de 4,6%, comparativamente aos seis primeiros meses de 2015.
Os dados das Contas Nacionais Trimestrais foram divulgadas ontem (31) pelo IBGE e indicam, no acumulado dos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2016, decréscimo (-4,9%) em relação aos quatro trimestres anteriores. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2016 alcançou R$ 1,5 trilhão.
Com a queda de 0,6% do PIB neste segundo trimestre do ano, a economia brasileira passou a registrar seis resultados negativos consecutivos nas comparações com os trimestres imediatamente anteriores. Ao contrário do que era esperado, foi a indústria que evitou que o PIB caísse ainda mais, uma vez que fechou este segundo trimestre com crescimento de 0,3%, enquanto a agropecuária e serviços encerraram em queda de 2% e 0,8%, respectivamente (Abr).

Câmara aprova regras para franqueados dos Correios

O relator do projeto, Osmar Serraglio.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que determina que as empresas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), como papelarias e livrarias, sejam tributadas pela remuneração de acordo com percentual de venda do serviço postal, e não por intermediação de negócios.
Segundo o relator da proposta, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), alguns municípios estão aplicando o ISS para as franquias dos Correios como intermediação, que é o caso de corretores de imóveis, por exemplo.
“Está claro que essa atividade é uma franquia postal, que pela lei é inclusive diferente da franquia comercial, mas não se trata de uma intermediação, e queremos deixar isso explícito na lei”, disse.
Serraglio, que é advogado e especialista em direito tributário, explicou que nesse tipo de legislação não pode haver dúvida, porque é direito de quem paga impostos saber exatamente como será tributado. “É um tipo especial de legalidade, que é ainda mais específico e tudo precisa estar escrito na legislação”, disse. A proposta altera a lei que reformulou o modo de contratação das franquias postais, determinando a realização de licitações. Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta está aprovada pela Câmara, e deve ser analisada em seguida pelo Senado (Ag.Câmara).

Expansão acima de dois dígitos para mercado de cartões

São Paulo – A GetNet, do Santander, espera que o mercado de cartões volte a crescer acima dos dois dígitos no ano que vem na esteira da retomada da economia brasileira, segundo o presidente da empresa, Pedro Coutinho. Neste ano, segundo ele, o crescimento deve ficar entre 8% e 9%.
“O PIB do segundo trimestre mostra que o período foi duro ainda. 2016 é um ano difícil”, disse Coutinho.
O (IBGE) divulgou ontem (31), os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB brasileiro recuou 3,8% no segundo trimestre deste ano. “Já notamos uma melhora em julho, mas não generalizada em todo o País”, acrescentou o presidente da GetNet. Segundo ele, o desempenho do mercado de cartões em agosto foi impactado pelos jogos olímpicos no Rio de Janeiro como já mostram indicadores do varejo, com alguns locais com desempenho melhor e outros não.
O presidente da GetNet lembrou que a credenciadora já aceita todas as bandeiras de cartões no modelo VAN (do inglês, value added network), no qual as credenciadoras capturam a transação, mas não fazem o processamento e liquidação das mesmas, e que o modelo pleno ou full acquirer, estará implantado até o segundo trimestre de 2017 (AE).