86 views 2 mins

Compromissos do Brasil para tornar-se membro da OCDE

em Economia
terça-feira, 29 de março de 2022

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou na segunda-feira (28) os compromissos do Brasil com as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em reunião com o secretário-geral da entidade, Mathias Cormann, em Paris, Guedes mencionou os esforços do governo para avançar no processo de adesão do país ao grupo, que reúne as economias mais industrializadas do planeta.

Guedes destacou que a acessão do Brasil à OCDE contribuirá de forma positiva ao processo de modernização econômica e regulatória em curso no Brasil. Apontou o trabalho realizado pelo Ministério da Economia nas áreas tributária, financeira e de investimentos. De acordo com a Secretaria de Assuntos Internacionais da pasta, o processo de adesão está mais acelerado que o de outros países convidados a integrar o grupo ou que atuam como parceiros-chave.

Há duas semanas, o governo anunciou a redução gradual do IOF sobre o câmbio, medida exigida dos países que querem integrar a OCDE. O tributo será diminuído em etapas, até ser zerado em 2028 para todas as operações cambiais. Também em Paris, Guedes reuniu-se com o secretário-geral da Câmara Internacional do Comércio (CIC), John Denton. No encontro, o ministro mencionou a tramitação da agenda de reformas regulatórias e comerciais que pretendem diminuir a burocracia e estimular o comércio exterior.

Também destacou a entrada de investimentos externos decorrente do programa de concessões. Nos últimos três anos, o país contratou R$ 1,1 trilhão em investimentos privados para as próximas décadas. Guedes informou que o Brasil continua comprometido com o desenvolvimento sustentável e mantém o interesse em concluir e assinar o Acordo de Comércio Mercosul–União Europeia (ABr).