78 views 33 secs

Setor industrial mantém tendência de recuperação

em Economia
quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV avançou 8,9 pontos em agosto, alcançado 98,7 pontos. Após quatro meses em alta, o índice recuperou 40,5 pontos, ou 93,8% dos 43,2 pontos perdidos em março e abril. “A confiança do setor industrial manteve a tendência de recuperação iniciada nos últimos meses de forma consistente e disseminada. Para os próximos meses, os indicadores de expectativas mostram certo otimismo, com mais de 40% do setor prevendo aumento do ritmo de produção.
Contudo, observamos que ainda há muita incerteza das empresas, evidenciada pela dificuldade de recuperação do indicador de tendência dos negócios”, comenta Renata de Mello Franco, economista do FGV IBRE.

Em agosto, 18 dos 19 segmentos industriais pesquisados tiveram aumento da confiança. O resultado do mês reflete tanto melhores avaliações sobre o momento presente quanto perspectivas mais otimistas para os próximos três meses. O Índice de Situação Atual subiu 8,7 pontos, para 97,8 pontos. Já o Índice de Expectativas cresceu 9,1 pontos, para 99,6 pontos, nível acima de março (96,2 pontos), mas ainda abaixo de fevereiro (101,8 pontos) – (AI/FGV).