76 views 3 mins

China deve ultrapassar EUA como maior economia global em 2028

em Economia
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O presidente chinês Xi Jinping e o presidente eleito Joe Biden em 2013. Foto: Lintao Zhang/AP/reprodução

A resposta da China à pandemia do coronavírus abriu seu caminho para se tornar a maior economia do mundo antes do final da década, de acordo com um novo relatório de um grupo de estudos do Reino Unido. A pandemia de coronavírus e suas consequências econômicas devem ajudar a China a superar mais cedo os EUA como a maior economia do mundo.

Espera-se agora que Pequim ultrapasse os EUA até 2028, e não mais em 2033, apontou o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR), um think thank britânico. “Esperamos que a participação dos Estados Unidos no PIB global diminua a partir de 2021 e que o país seja eventualmente ultrapassado pela China como a maior economia do mundo”, apontou CEBR em um relatório anual. “Esperamos agora que isso aconteça em 2028, cinco anos mais cedo do que na edição anterior do ranking”.

O relatório detalha projeções de economia de 193 países. O texto destacou que os países da Ásia foram mais bem-sucedidos ao lidar com a pandemia do que as nações europeias e os EUA. O relatório elogiou a “gestão hábil da pandemia” da China, em que a imposição de um lockdown rígido e precoce manteve os números sob controle. O CEBR prevê que a pandemia deve provocar um encolhimento de US$ 6 trilhões na economia global em comparação com 2019.

O PIB da China deve crescer 2% em 2020, em contraste com outras grandes economias, que enfrentam recessão. Já o dos EUA deve sofrer um recuo 5%. Já o Brasil, segundo o CEBR, deve ter uma queda de 5% em 2020. O relatório ainda posiciona o Brasil em 12ª entre as maiores economias. A previsão é que o país deve chegar ao 9º posto somente em 2035. Espera-se que o Japão continue a ser a terceira maior economia até o início de 2030, quando a Índia deve superar o país, empurrando a Alemanha para o quinto lugar.

O relatório ainda aponta que após “uma forte recuperação pós-pandemia em 2021”, a economia dos EUA crescerá apenas 1,9% ao ano de 2022-24 e desacelerará para 1,6% nos anos seguintes. Em contraste, a economia chinesa deve crescer 5,7% ao ano até 2025 e 4,5% ao ano de 2026-2030. No entanto, o chinês médio permanecerá mais pobre em termos financeiros do que o americano médio, mesmo depois que a China se tornar a maior economia do mundo, considerando que a população da China é quatro vezes maior (DW/Brasilagro.com).