81 views 2 mins

China deve importar mais soja e carne suína neste ano

em Economia
quinta-feira, 23 de abril de 2020

A China é um importante comprador de soja e carne suína em nível global. Foto: trademap.com/reprodução

A China espera importar mais soja e carne suína neste ano, após a pandemia de coronavírus e os impactos da peste suína que dizimou seus rebanhos de porcos. As importações de soja foram estimadas em 92,48 milhões de toneladas neste ano. Até 2025, elas devem crescer para 96,62 milhões de toneladas, enquanto em 2029 devem alcançar 99,52 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada pelo Ministério da Agricultura.

As importações de carne suína neste ano devem crescer para 2,8 milhões de toneladas, um avanço de 32,7% na comparação anual. A China é um importante comprador de soja e carne suína em nível global e tipicamente importa milhões de toneladas da oleaginosa por ano para processar e transformar em ração animal. A peste suína africana, no entanto, reduziu em mais de 40% o rebanho de porcos do país no ano passado, reduzindo a oferta do principal país consumidor de carne suína.

Somados os efeitos do coronavírus, que atingiu o transporte de porcos e atrasou a retomada de abatedouros, os preços da carne favorita dos chineses subiram em fevereiro para níveis recorde. A China tem ampliado as importações de carne suína nos últimos meses para compensar a queda na oferta doméstica. Apesar das maiores importações, o consumo em 2020 deve cair para 42,06 milhões de toneladas, recuo de 5,6% na comparação anual, devido aos altos preços e à queda na demanda dos consumidores devido ao coronavírus. Fonte: Redação SI com informações Reuters.