85 views 2 mins

Caiu a confiança do consumidor e a inadimplência aumentou

em Economia
quinta-feira, 23 de abril de 2020

Diante da quarentena implementada na cidade de São Paulo, em razão da pandemia, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou pelo segundo mês seguido, -10,1% em abril – de 124,6 pontos em março para os atuais 112 pontos. O Índice de Consumo das Famílias (ICF) também sofreu baixa após estabilidade em março, -7% – 98,8 pontos em abril ante os 106,2 pontos de março. Além disso, 63,7% das famílias da capital paulista permanecera endividadas em abril; sendo que 21,6% estão inadimplentes, ou seja, 852.538 lares nessa condição.

Contudo, a FecomercioSP acredita que esses números não devam subir tanto nos próximos meses, pois há controle de crédito por parte das instituições financeiras, que já passaram a restringir financiamentos. Por outro lado, 87,5% dos consumidores também sinalizaram que não pretendem contrair empréstimos nos próximos três meses. Um ponto relevante, é que 63,3% dos entrevistados consideram o cartão a forma mais vantajosa no momento, ainda que por meio eletrônico, é o maior porcentual desde que a pergunta foi introduzida na pesquisa em setembro de 2019.

Os comerciantes devem disponibilizar meios de pagamento alternativos por meio online como PicPay, mercado Pago, AME, por exemplo, para que não haja a necessidade de contato físico com a maquininha de cartão. A Federação lembra, também, que é importante o empresário renegociar dívidas, revisar e pedir desconto tanto aos fornecedores quanto no pagamento dos aluguéis. E que deve fazer promoções para não ficar com estoques elevados (AI/FecomercioSP).