Caixa suspende prazo para pagamento das prestações de financiamento

De olho nos reflexos econômicos que virão em razão da pandemia do coronavirus, a Caixa anunciou medidas em prol da população que afetam diretamente nos empréstimos disponibilizados pelo banco. Quanto aos financiamentos habitacionais, será permitida, inicialmente, uma pausa de até 60 dias, que poderá ser feita diretamente no aplicativo do banco, evitando aglomerações nas agências.

Esta medida já foi utilizada pela Caixa em outra ocasião, como lembra o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa. “Quando o país enfrentava uma crise econômica e os índices de inadimplência aumentavam. A medida tem, na verdade, dois vieses bem importantes: do ponto de vista social, ajuda o trabalhador a não perder imediatamente o seu imóvel financiado. O segundo, do ponto de vista econômico, que se subdivide em dois segmentos: um para o mutuário e outro para o banco”, explica.

De acordo com ele, para o mutuário, a curto prazo, o alívio é importante, pois o valor da prestação poderá ser empregado em alimentação e saúde, por exemplo, que no momento da pandemia e da crise econômica serão as áreas de maior importância. “Já para o banco, ele garante o recebimento dessa parcela ao final do contrato (com os acréscimos legais) e também evita a imobilização de seu capital com a execução dos contratos habitacionais e assunção dos encargos do próprio bem (IPTU e condomínio)”, diz (AI/ABMH).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap