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Como escolas podem usar storytelling para alavancar seus resultados em marketing

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 22 de junho de 2023

A técnica de storytelling, “contar histórias”, em marketing faz uso estratégico de narrativas para comunicar uma mensagem, os valores e as ofertas de uma marca ao seu público-alvo. O storytelling vai além de simplesmente transmitir informações, ele cria uma conexão emocional e envolve os clientes em um nível mais profundo, permitindo que o receptor da mensagem possa criar vínculos com o personagem das histórias que estão sendo contadas, sejam elas verdadeiras ou fictícias.

Quando contamos histórias em campanhas de marketing usamos diversos: vídeos, textos, imagens, anúncios pagos, áudios em podcasts, eventos presenciais e online. O que é especial quando usamos a técnica do storytelling é que todo o conteúdo esteja conectado a uma mesma história. Uma história que seja engajadora, que desperte a curiosidade da audiência, que promova um sentimento de reconhecimento em quem está do outro lado. Aquela sensação de “poderia ser eu”, ou “aconteceu algo parecido comigo”, ou ainda “como eu gostaria de viver essa história”.

Dentro desse contexto, trabalhar com storytelling é uma estratégia fantástica para escolas, e listo aqui algumas das possibilidades de uso dessa técnica que instituições de ensino podem facilmente adotar:

  1. Compartilhar histórias de sucesso: mostre as histórias dos seus alunos, suas famílias, seus funcionários, seus graduados. O que os move? Onde chegaram quando começaram sua interação com a escola e onde estão hoje? Como a escola os ajudou a alcançar esse novo espaço.
  • Missão e valores da escola: conte, através de eventos e atividades que aconteceram na escola, quais é a missão e quais são os valores da instituição. Muito mais do que produzir um quadro de missão e valores, contar quais são esses valores tem muito mais poder e poder ser muito mais facilmente compreendido quando aplicados a um evento que realmente aconteceu.
  • Exponha a comunidade escolar: escolas geralmente são instituições que estão ligadas à comunidade, dada a interação que a natureza do negócio exige das famílias. Mostre como sua instituição interage com a comunidade de pais, com a comunidade local, com projetos sociais do entorno da instituição. Contar histórias que mostrem como a comunidade da escola se articula ajuda a audiência a entender como seria fazer parte dessa comunidade.6. Incorporar depoimentos de pais autênticos: Peça aos pais que compartilhem suas experiências e perspetivas sobre a escola. Esses depoimentos podem destacar os benefícios, o crescimento acadêmico, o desenvolvimento do caráter e a satisfação geral que os pais e seus filhos experimentaram. Depoimentos autênticos e genuínos podem construir confiança e credibilidade entre os futuros pais.
  • Depoimentos: peça depoimentos em vídeos e em texto para seus alunos e pais. Nem sempre você precisa contar uma história completa, com começo, meio e fim, é possível usar depoimentos de pais e alunos para contar a história de um período, um evento, uma competição, uma atividade pedagógica. 

Repare nas campanhas de marketing que mais mexem com você. Tenho certeza de que a reação que você tem quando as assiste tem a ver com como você enxergou as pessoas e as histórias que faziam parte dessas campanhas. Para contar história é preciso estar em contato direto com pessoas, e isso pode ser difícil para muitas empresas. Escolas, entretanto, vivem através das pessoas. Todos os dias histórias incríveis são contadas em cada sala de aula, em cada reunião de professores, em cada conversa com famílias. Essas histórias são verdadeiras, honestas, e podem ser transformadas na melhor matéria prima para alavancar campanhas de marketing dessas instituições, inspirando novos alunos e novas famílias, perpetuando o ciclo de criação de ainda mais histórias. 

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Carol operou escolas próprias de inglês por 10 anos, e hoje é Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais para a universidade através da divulgação das imensas possibilidades que as carreiras na economia criativa oferecem.