85 views 2 mins

Veto ao fim do fator previdenciário seria ‘erro histórico’

em Destaques
quinta-feira, 28 de maio de 2015

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a presidente da República, Dilma Rousseff, cometerá “um erro histórico” se vetar o fim do fator previdenciário.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a presidente da República, Dilma Rousseff, cometerá “um erro histórico” se vetar o fim do fator previdenciá­rio. O fim desse mecanismo, que reduz até pela metade o valor que o trabalhador recebe de benefício quando se aposenta, consta do projeto de conversão – oriundo de MP modificada pelo Congresso – aprovado pelo Senado e que seguiu para sanção da presidente da República.
Paulo Paim lembrou que o governo do PT já teve oportunidade de acabar com o fator previdenciário há muito tempo, e agora tem mais uma chance de fazer isso. O senador manifestou sua indignação com o fato de trabalhadores que estão ‘ganhando o seu dinheirinho’ para pagar o aluguel, a prestação da casa própria tenham a sua aposentadoria reduzida. Ele ressaltou que, se o fator previdenciário fosse aplicado nos salários do Judiciário ou do Legislativo, a reação seria enorme.
Paim disse ainda ser contrário ao projeto que permite a terceirização de mão-de-obra nas atividades-fim das empresas. Ele acredita que essa medida retira do trabalhador o vínculo que ele tem com a sua categoria, transformando-o em um prestador de serviço, em vez de bancário, metalúrgico ou comerciário, por exemplo. E isso, na sua opinião, enfraquece o seu poder na busca de melhores condições de trabalho e, o que é pior, revoga os atuais direitos previstos na CLT (Ag.Senado).