73 views 2 mins

Venda de carnes brasileira ao exterior deve subir 3%

em Destaques
terça-feira, 11 de julho de 2017

Em Genebra, onde participa do Codex Alimentarius, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse ontem 11), que a venda de carnes brasileiras (bovina, suína e de aves) ao mercado externo deve crescer 3% este ano.

Missões internacionais, que foram intensificadas nos últimos meses, têm servido para consolidar e ampliar negócios nos mercados consumidores, explicou.
Durante as reuniões bilaterais que participou em Genebra, Novacki fez questão de ressaltar as providências adotadas para assegurar a qualidade dos produtos produzidos no Brasil. Como exemplo citou a modernização dos procedimentos relacionados à produção de proteína animal e também a legislação do setor, como aconteceu com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem AnimaI, que foi atualizado em março passado.
Outro aspecto destacado, foi a criação do programa de compliance do ministério, visando aumentar o controle sobre os procedimentos internos e a relação dos fiscais com os produtores. Novacki disse ainda que a intenção é estimular as empresas do setor a criarem suas regras de compliance. “O Agronegócio é setor prioritário da economia brasileira do país e um dos protagonistas no comercio internacional, com potencial de crescimento”. O secretário reiterou a meta de atingir 10% de participação no mercado global em cinco anos. “É ousada, mas possível”, frisou. Hoje, o Brasil tem quase 7% da fatia do mercado de produtos agropecuários do mundo (Mapa).