70 views 2 mins

Temer elogia mobilização da sociedade após denúncias da PF

em Destaques
quinta-feira, 23 de março de 2017

O presidente Michel Temer disse que ligaria, ainda ontem (23), para o presidente da China, Xi Jinping, na tentativa de fazer com que o país volte atrás na decisão de suspender a importação de carne brasileira, após as denúncias de problemas na fiscalização do produto.

Segundo Temer, o caso, desencadeado após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, “não poderia estar alcançando a dimensão a que chegou”.
A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. Ele aproveitou o evento para dizer que o governo pretende avançar no processo de desburocratização do país. “Vamos, ao longo do tempo, e até o fim do ano, desburocratizar toda a administração pública”, afirmou. Sobre os riscos que as denúncias da Operação Carne Fraca podem causar à economia brasileira, Temer disse que a mobilização da sociedade, e em especial da mídia, para reverter a situação foi de grande valia no sentido de evitar uma piora do cenário.
“A sociedade se mobilizou para contestar aquilo que aparentemente poderia se transformar em evento internacional desastroso. Tivemos pronta resposta e logo superaremos esse embaraço, que poderá causar prejuízos ao país. O Brasil todo colaborou para esse fato, que é um dos principais de nossa economia e não pode ter a credibilidade abalada”, acrescentou. O secretário executivo de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio, Abrão Neto, disse que o governo ainda está mensurando os efeitos que as denúncias contra a carne brasileira terão para a economia. “Estamos monitorando todos os movimentos de exportação e avaliaremos mais à frente os efeitos para nossas vendas externas”, disse (ABr).