83 views 7 mins

Dez motivos para ser um jovem empreendedor

em Destaques
segunda-feira, 23 de março de 2020

O Brasil já conta com mais de 51 milhões de empreendedores registrados no Microempreendedor Individual (MEI) e este número não para de crescer, especialmente entre os jovens. De acordo com um levantamento do Sebrae 22,2% dos empreendedores possuem entre 18 e 24 anos – em 2017 este número era de 18,9%. Mesmo assim, o receio de arriscar-se no mundo do próprio negócio ainda existe e, por isso, há quem esteja protelando a decisão. Guy Peixoto Neto (*), mentor de empreendedorismo jovem, abriu sua primeira empresa quando tinha apenas 22 anos. Ele listou dez bons motivos para tomar a iniciativa do empreendedorismo:

1 – Ganhar dinheiro a partir de uma ideia original – A sensação de ganhar dinheiro com algo que você criou é única e tem muitas vantagens. Entre elas: receber remuneração por conta de uma ideia sua é bem mais empolgante e motivador do que depender de um salário, por exemplo. Além disso, você tem poder de escolha sobre o que quer fazer com a sua vida, já que a decisão sobre o destino do dinheiro é totalmente sua, sem limitações. É o dinheiro total da sua dedicação, diferente de receber uma remuneração junto com um holerite.

2 – Ser o seu próprio chefe – De acordo com uma pesquisa da OnePoll, 77% dos trabalhadores sonham em ser seus próprios chefes. A responsabilidade não diminui, pelo contrário, aumenta, mas cabe a você definir o nível de autonomia, de pressão, qual a agenda a ser seguida e como deve ser seguida. Você também aprende a administrar melhor não apenas o seu negócio, e sim, a sua vida.

3 – Autonomia na própria carreira – Quando você se torna um empreendedor, todas as decisões de sua carreira estão em suas mãos e isso é motivador. Significa autonomia para definir quais são os melhores caminhos a seguir profissionalmente. Os erros ajudarão a trilhar para onde vai o negócio. Pois isso, quanto mais rápido aprender com eles, melhor preparado você será como empreendedor. Uma vantagem é a liberdade para errar sem correr o risco de ser demitido.

4 – Trabalhar com o que ama – Quem empreende quer trabalhar com aquilo que ama fazer e é preciso buscar o que o motiva. Se for pra fazer algo que você não goste tanto, talvez seja melhor aceitar um trabalho remunerado em uma empresa. Se há amor no que se faz, tudo flui de forma natural e as funções diárias se tornam algo além da obrigação, transformam-se em prazer.

5 – Criar oportunidades de emprego – A melhor forma de ajudar alguém não é lhe dando dinheiro, mas oferecendo uma oportunidade de trabalho apresentando uma porta aberta para que a pessoa faça parte da equipe. Torcer por alguém participar do seu negócio e sentir que esta pessoa está realizando os seus próprios sonhos não se trata de oferecer um benefício individual, mas para toda uma família.

6 – Ser inspiração para outras pessoas – Ser um bom exemplo, ter uma história de superação e provar que é possível empreender apesar de todas as dificuldades, serve como uma forte motivação para impulsionar quem deseja fazer o mesmo. Isso transforma as pessoas e torna real o que antes era apenas uma expectativa.

7 – Desenvolver maturidade – Empreender te faz uma pessoa melhor, afinal, você enfrenta desafios que não encontraria no cotidiano como funcionário de uma companhia. Os desafios diários trazem um aprendizado que às vezes não pode ser encontrado apenas nos livros. A teoria aprendemos estudando, mas é através da ação, do contato com pessoas e dos problemas que uma pessoa amadurece.

8 – Mostrar que você é capaz – Quem é empreendedor deseja principalmente duas coisas: criar algo que de alguma maneira facilite a vida das pessoas e, obviamente, conquistar o próprio dinheiro. Quando se viabiliza um produto ou serviço que gere interesse e, a partir dele, a vida das pessoas fica mais simples, é extremamente gratificante. Se trata de um sentimento maravilhoso de realização pessoal, da validação de nossa autenticidade.

9 – Proporcionar uma vida melhor para sua família – Uma das coisas mais importantes em nossas vidas é a nossa família. Conquistar melhores condições para as pessoas que mais valorizamos é o objetivo de muitas pessoas. Um negócio bem sucedido é a garantia de sustento e conforto para uma família inteira e possibilita diversos benefícios a quem faz parte deste núcleo.

10 – Criar sua própria história – Todos nós nos sentimentos bem quando somos reconhecidos, seja por pessoas próximas ou por desconhecidos. Alguns desejam isso mais que outros. E ter reconhecimento por algo que fizemos de bom aos outros é o tipo de história que todo empreendedor precisa contar. Para maioria de nós, é o motivo que faz todos os sacrifícios valerem a pena.

(*) – É mentor de empreendedorismo jovem, experiência na criação, expansão e reestruturação de empresas. Se dedica GPX, plataforma de conteúdo voltada para pessoas que querem se transformar em empreendedores ou que já são e querem continuar evoluindo.