124 views 5 mins

Como limitar o tempo de tela das crianças e mantê-las seguras

em Destaques
domingo, 23 de outubro de 2022

Javier Rincón (*)

Quantas horas por dia você fica olhando para uma tela? Essa é a definição básica do tempo de tela – a quantidade de tempo que você passa olhando para um smartphone, laptop, computador, tablet ou TV. Entender quanto tempo de tela é o ideal para as crianças, às vezes pode ser difícil de definir ou calcular. Sem dúvida, muito tempo de tela pode ser ruim.

Crianças passando o seu tempo na frente de telas, interagindo com a internet e aplicativos é algo inevitável. Como pais, existem maneiras de controlar as interações de seus filhos na internet e o tempo de tela, como bloquear o acesso a sites inadequados, instalar configurações de tempo de tela ou gerenciar e limitar o acesso ao dispositivo, e aos aplicativos de uma criança.

Além disso, adicionar um software antivírus aos dispositivos da família pode manter a sua mente tranquila e ser a última camada de proteção na hora de interagir com as telas. Uma coisa é certa, muito tempo de tela, significa pouco tempo para brincadeiras ativas.

O que os pais precisam entender principalmente aqui é como limitar, não eliminar, o tempo de tela, enquanto estabelecem controles parentais que atuam como o seu parceiro integral para uma internet segura.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter os seus filhos seguros online e ajudá-los a ficar offline quando necessário.

  • Dê o bom exemplo – “Faça o que eu digo, não o que eu faço” só funciona às vezes. Ajude os seus filhos sendo um bom líder, mostrando como você interage com o seu próprio telefone e dispositivos. Então, desligue o telefone e esteja presente com eles.
  • Crie espaço para o tempo sem tela – Mesmo o tempo de tela passivo, como ter a TV ligada em segundo plano, conta. Coloque os dispositivos fora de vista, para que eles fiquem fora da mente – e certifique-se de comprar um telefone para o seu filho, somente quando for a hora certa.
  • Monitore sempre o tempo de tela – Às vezes só um acordo basta, às vezes não. Ao monitorar os seus filhos online e definir limites com um aplicativo para pais, você saberá exatamente quando é hora de encerrar o dia.
  • Evite telas 90 minutos antes de dormir – Isso vale também para os adultos. O tempo de tela antes do sono afeta diretamente a capacidade da criança dormir bem. Crie alguns cenários em que o tempo de tela simplesmente não seja uma opção, como durante a escola, à noite ou durante as refeições.
  • Desenvolva um sistema baseado em recompensas – Um gráfico de tendências de tempo de tela que acompanha o bom comportamento, pode ajudar a determinar se o tempo de tela foi ganho por meio de um comportamento saudável ou se são necessárias mais tarefas, trabalhos de casa ou tempo fora.
  • Concentre-se em mídia ativa, não passiva – Prefira o uso de tela, que permitam que o seu filho interaja com a tela (tela sensível ao toque, jogos de aprendizagem apropriados para a idade ou chamadas de vídeo). O tempo de tela sedentário tende a durar mais, portanto, procure evitar esse tipo de uso.
  • Mantenha-se firme – Crie hábitos fáceis de lembrar, sustentáveis e que toda a família possa viver. Afinal, manter a sua família segura online é um esforço de equipe.
  • Tenha certeza de que você está protegido – A internet oferece uma gama ilimitada de experiências online e, embora grande parte do mundo online seja seguro, nem todo o conteúdo disponível é apropriado para todos na sua família.

Quando os seus filhos estão online, pode levar apenas um ou dois cliques inadvertidos, para que eles acabem em conteúdo impróprio ou inseguro. Portanto, certifique-se de ter uma segurança digital abrangente, como o Avast Free Antivirus.

(*) – É Diretor Regional para a América Latina da Avast (www.avast.com).