Resoluções simples para resolver questões complexas

Quando os dribles de Pelé começaram a ser reconhecidos no futebol brasileiro, ele tinha apenas 16 anos de idade e já era artilheiro do Santos FC – aliás, o mais jovem da história do esporte no país. Sua movimentação encantadora dentro dos gramados parecia óbvia aos olhos dos torcedores, porém ninguém nunca tinha visto aqueles dribles antes. “O simples nunca foi sinônimo de fácil; para se chegar a qualquer resultado é preciso conhecer em profundidade a essência das coisas”, afirma Aureo Villagra, CEO da Goldtratt Consulting no Brasil e em Portugal.

A empresa, especializada na aplicação das soluções de gestão empresarial, tem como missão ensinar empresas e organizações em geral a agirem com simplicidade na busca de soluções para crises das quais parece não haver saída. Segundo Villagra, muitos empresários se perdem quando decidem implantar sistemas de inovação. “Eles acabam encontrando pontos de melhorias em quase todas as áreas e, na tentativa de aperfeiçoar todas, acabam investindo em soluções mais complicadas e sofisticadas do que o necessário”, relata o executivo.

A Goldratt, consultoria multinacional que foi fundada pelo criador da Teoria das Restrições, Eli Goldratt, desenvolveu a Teoria das Restrições, que analisa o sistema como um todo para identificar o que restringe ou bloqueia o seu funcionamento, permitindo que se foque nos pontos mais críticos. Com esta teoria, a empresa vem ajudando as organizações a identificarem os pontos de alavancagem que liberam seu crescimento, definindo as mudanças necessárias para que alcancem os resultados esperados.

“Tudo está relacionado a uma mudança de mentalidade”, explica Villagra. “É preciso entender a importância de atacar os pontos que representam obstáculos ao crescimento e ao atingimento da meta da empresa”. Na visão do especialista, o segredo para atingir sucesso é usar a simplicidade e focar na resolução dos problemas mais complexos, olhando o sistema como um todo e direcionando energias para solucionar o que pode ser resolvido. “Depois que encontramos a solução, todos dizem que ela era óbvia. Mas tomar decisões descomplicadas não é imediato”.

Engenheiro eletrônico, Villagra acabou se destacando entre os profissionais da sua geração pelo pensamento diferenciado e pelos resultados obtidos por meio das aplicações da Teoria das Restrições, o que lhe abriu diversas oportunidades em sua carreira. Ele passou de consultor a sócio da Fundação Fockink, até a fundação de sua própria consultoria, a Villagra Gestão Empresarial, e agora, ocupa o cargo de CEO da Goldtratt.

A Goldratt Consulting tem operações no Japão, Índia, China, Estados Unidos, além de diversos países da Europa e América Latina. Entre seus clientes estão a Boeing, Lufthansa, estado de Utah, nos Estados Unidos, Sony, Toyota, força aérea dos Estados Unidos e governo do Japão. A TOC pode ser aplicada às mais diversas áreas, como a indústria, o varejo, a gestão de projetos, escolas, governos e também na vida pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap