76 views 5 mins

A Inteligência Artificial para o controle do seu futuro financeiro

em Destaques
segunda-feira, 27 de maio de 2024

Victoria Martínez (*)

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando onipresente em todos os setores e atividades hoje em dia. Então, não é estranho que também seja parte crucial de nossas finanças.

Respaldada por soluções open source, a AI está moldando as finanças pessoais e nos proporciona um controle mais eficiente sobre nosso futuro financeiro. Nesta nova era da IA, estamos registrando melhorias significativas na experiência do cliente e na eficiência operacional no âmbito bancário.

Desde a solicitação de empréstimos até a detecção de transações suspeitas, a inteligência artificial tem demonstrado seu valor ao classificar e prever comportamentos financeiros, reduzir riscos e fortalecer a defesa e prevenção contra atividades ilícitas.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Logijistas (CNDL) para o Serviço de Proteção ao Crédito, mais de 7,2 milhões de consumidores sofreram alguma fraude instituições financeiras nos últimos 12 meses, o que ressalta a necessidade de contar com medidas de combater práticas abusivas. No centro da IA está a informação, um ativo inestimável no setor bancário.

Os conjuntos de big data permitem que as instituições financeiras criem modelos precisos para prever e mitigar riscos financeiros, identificar tendências, monitorar ativos e acelerar diagnósticos e resoluções. A capacidade de adaptação às novas condições do setor e de ter uma educação financeira de acordo com as necessidades atuais torna-se uma ferramenta essencial para ter finanças saudáveis.

De acordo com a pesquisa de maturidade digital da EY entre líderes empresariais do setor financeiro da América Latina, os executivos buscam adotar a inteligência artificial. Entre os trabalhos atuais, 50% podem ser automatizados com tecnologias de nível empresarial.

A automação baseada em dados oferece modelos dinâmicos que se adaptam às exigências modernas, desde o gerenciamento de rotina até a interação com os usuários por meio de assistentes virtuais.

Os usuários, por meio de dispositivos móveis, podem acessar serviços bancários personalizados e automatizados, construindo um histórico de crédito mais equitativo. No entanto, a implementação da IA não irá ocorrer sem desafios.

Desde aspectos de segurança e privacidade até o cumprimento das regras e formação do pessoal, os riscos devem ser abordados de forma abrangente. Devemos ser cautelosos com as nossas informações pessoais, e também com a forma como as compartilhamos.

Além disso, é importante adotar camadas de segurança como verificação de autenticidade, ter cuidado com transações financeiras online e pagamentos presenciais devido à clonagem de cartões com skimmer, cadeias de pirâmides, ofertas de crédito atrativas e ter uma gestão criteriosa tornam-se essenciais para manter as finanças seguras na era digital.

O poder da IA se reflete na fidelização dos clientes, oferta de produtos e serviços personalizados, redução dos tempos de espera e aumento da eficiência operacional. Isto envolve mudanças nas expectativas dos clientes e nas práticas comerciais, alinhando-se com os rápidos avanços tecnológicos e preparando-se para futuras integrações tecnológicas.

De acordo com um estudo da IDC, a adoção e os gastos com IA estão aumentando à medida que grandes empresas colocam esta tecnologia entre os seus principais investimentos. Isso porque ela começa a ser implantada junto com um mundo de oportunidades. Sendo assim, é importante conhecer as características, benefícios e obrigações na utilização desta tecnologia.

Nessa jornada rumo à transformação financeira, a empresas como a Red Hat surgem como uma fortes aliadas, fomentando parcerias e oferecendo soluções flexíveis. Ao enfrentar os desafios relacionados à adoção da IA, essas corporações ajudam a construir plataformas adaptáveis e a promover uma cultura financeira que abraça o aprendizado e a adaptação contínuos.

O futuro está ao nosso alcance. À medida que mergulhamos neste universo de oportunidades, é crucial compreender as características, benefícios e responsabilidades associadas a esta tecnologia, preparando assim o terreno para uma revolução financeira sustentável e segura.

(*) – É gerente de negócios e data science da Red Hat para a América Latina (https://www.redhat.com/).