74 views 2 mins

Renan ‘longe’ de decisão sobre ministros do PMDB

em Destaques
quarta-feira, 30 de março de 2016

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que se reuniu com ministros do PMDB Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura) e Helder Barbalho (Portos) após a reunião da Executiva Nacional do partido que decidiu pelo rompimento com o governo, com a consequente entrega imediata de cargos do Executivo. Contudo, ele disse ter se recusado a opinar sobre o que cada um deveria fazer.

“Sinceramente não sei o que se passa na cabeça de cada ministro. Eles conversaram, mas (cada um) externando um ponto de vista e não havia consenso entre eles. Eles ficaram de conversar com a presidente (Dilma Rousseff) e definir com ela o que é que vão fazer. Fiz questão de dizer a eles que, da mesma forma que não quis influir na nomeação deles, muito menos gostaria de influir na exoneração”, disse Renan, em entrevista na chegada a seu gabinete no Senado.
O peemedebista, que promoveu um jantar na residência oficial da Presidência do Senado com os ministros, foi lacônico sobre o encontro. Disse apenas que as conversas com eles são sempre muito agradáveis e que conversaram bastante. “Mas eu tenho que ficar muito longe dessa decisão se vão ficar ou não”, ressalvou.
Renan não quis responder se a eventual permanência deles na Esplanada mesmo contrariando uma decisão partidária não mostra um apego exagerado aos cargos. Ele destacou que o País vive um momento conturbado da vida nacional e fez questão de exaltar a importância do PMDB. Repetiu que, como presidente do Congresso, tem uma preocupação de manter a independência do Poder. “Se conseguir preservar a instituição dessa partidarização que está acontecendo, estarei cumprindo meu papel”, afirmou (AE).