77 views 2 mins

ANS divulga lista de hospitais de qualidade no atendimento

em Destaques
quarta-feira, 30 de março de 2016

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula os planos de saúde do País, divulgou uma lista de 131 hospitais que atendem critérios de qualidade na assistência à população.

Esta é a primeira vez que a agência reguladora divulga informações sobre os prestadores. O objetivo, segundo o órgão, é dar elementos para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços
A lista de hospitais mostra todos os estabelecimentos que apresentam certificação máxima de qualidade. Para avaliar o desempenho das unidades de saúde, três indicadores foram levados em conta: segurança do paciente, qualidade da assistência (acreditação) e índice de readmissão hospitalar (reinternação em até 30 dias da última alta). A acreditação, ou qualidade da assistência dos hospitais, mede por procedimentos externos os processos adotados na instituição para garantir o padrão de atendimento.
Foi disponibilizada ainda uma lista de hospitais com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa. Desde 2014, foram cadastrados núcleos em 1.338 hospitais, de um total de 6 mil estabelecimentos. No terceiro índice, que avalia a taxa de readmissão hospitalar, a ANS considerou o número de reinternações em até 30 dias da última alta. O indicador mede a capacidade do prestador em ajudar na recuperação do paciente. No Estado de São Paulo, figuram 59 unidades hospitalares na lista de acreditação máxima – 39 na capital. Entre eles, estão o Hospital e Maternidade Metropolitano (Rua Marcelina), a Beneficência Nipo-Brasileira, o A.C. Camargo Center, o Hospital 9 de Julho, o Hospital Santa Catarina e o Hospital Israelita Albert Einstein (AE).