Redução nos preços dos combustíveis reduzirá nível da inflação

A redução dos preços de combustíveis, e a volta da bandeira verde nos preços da energia elétrica, devem reduzir a inflação, medida pelo IPCA, em 0,3 ponto percentual (pp) neste mês.

A estimativa é do presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, que participou de café da manhã promovido na sexta-feira (9) pela Câmara de Comércio França-Brasil. Entretanto, disse que “essas oscilações pontuais não têm implicação relevante” para as decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.
Ele reforçou que uma redução moderada no ritmo de cortes na Selic é adequada. Segundo Goldfajn, com projeções de inflação em torno da meta para 2018 e um pouco abaixo em 2017 e “elevado grau de ociosidade na economia, o cenário prescreve a continuidade do ciclo” de cortes da Selic, já considerando os atuais riscos.
A meta de inflação é 4,5% com limite inferior em 3%. Para ele, a crise política aumentou a incerteza dos agentes econômicos “quanto à velocidade de adoção das reformas e de ajustes na economia”. “Mas a economia brasileira apresenta hoje uma maior capacidade de absorver eventual revés, devido à situação mais robusta de seu balanço de pagamentos e ao progresso no processo desinflacionário e na ancoragem das expectativas”, afirmou (ABr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap