99 views 5 mins

Principais tendências para o mercado neste ano

em Destaques
segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024

O ano de 2024 promete seguir a onda tecnológica que ascendeu nos meses passados com o protagonismo crescente das inteligências artificiais generativas, como o ChatGPT, que impactou diretamente diversas áreas. No campo econômico, as principais tendências para o novo ano também envolvem a continuação do processo tecnológico que se apresentou ao longo de 2023.

De acordo com João Manuel Campanelli Freitas, vice-presidente executivo do Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central (BC), os principais destaques que devem revolucionar os trâmites e processos financeiros como conhecemos hoje são o Open Finance, as novas etapas do PIX e o DREX. O ano de 2024 será de grandes transformações mediante o aumento do uso dessas tecnologias e a entrada de novas funcionalidades no universo econômico.

As novas etapas do PIX devem mexer na estrutura atual de pagamentos e recebimentos, alterando toda a cadeia financeira e tornando mais segura e imediata a liquidação das operações. Isso deverá ganhar velocidade com a entrada do Drex, que permitirá a tokenização da economia e dos negócios, dando início a um retrofit dos produtos bancários e do comercio como um todo, com impactos profundos, principalmente no comercio ligado a bens duráveis.

O Drex é uma plataforma digital, oficializada pelo BC que dará a consistência a todo este novo ecossistema financeiro/tecnológico através da tokenização, que já conta com diversos programas-piloto e que terão como consequência a modernização de todo o sistema bancário.

A junção destas potentes ferramentas (Open Finance, Pix e DREX), possibilitará um ambiente de negócios mais seguro e rápido, causando toda uma disrupção aos processos que hoje conhecemos, levando o Brasil a uma condição altamente competitiva em termos globais.

“Acredito que isso possibilitará, ao longo do tempo, a conversibilidade do Real, como uma moeda forte, estável e bem administrada, pois este processo permitirá a negociação de forma tokenizada em plataformas digitais ao redor do mundo”, explica o vice-presidente executivo do Travelex Bank.

O processo de tokenização da economia brasileira deverá ser a grande novidade no ano de 2024, já que é um recurso que tem a capacidade de mudar radicalmente os trâmites financeiros e bancários como conhecemos, como também poderá influenciar diretamente em segmentos paralelos, como o mercado de câmbio.

“Quando o real se tornar digital, a moeda brasileira poderá ser livremente negociada em qualquer parte do mundo, através das carteiras digitais. Dessa forma, o proprietário do real vai ter a liberdade de efetuar pagamentos ou recebimentos em qualquer lugar, derrubando assim a atual barreira de conversibilidade da unidade monetária do Brasil”, analisa João.
Todo este processo trará ao mercado cambial brasileiro, uma modernização, simplificando os processos, agilizando os pagamentos e levando uma fluidez importante para a economia.
Outro projeto do BC que deve impactar positivamente o mercado bancário como um todo é o Open Finance, ou sistema financeiro aberto.

Esse recurso assume um papel crucial ao proporcionar maior conectividade e eficiência nas transações financeiras, com a possibilidade de compartilhamento de informações entre diferentes instituições. Assim os clientes ganham acesso a uma variedade de serviços e produtos, inclusive os relacionados ao câmbio e outros produtos financeiros, de forma integrada.

Essa integração facilita a busca por melhores taxas, oferece opções mais personalizadas de produtos financeiros e simplifica processos burocráticos. Além disso, a transparência e a integração promovidas pelo Open Finance contribuem para uma experiência mais fluida e segura. Na prática, vai permitir que os clientes comparem ofertas de diferentes instituições e encontrem as melhores condições para suas operações, não se limitando apenas a taxas e tarifas.

“Essas tendências prometem impactar positivamente e mudar radicalmente a forma como conhecemos e fazemos transações financeiras. Trata-se de recursos que trarão melhorias de ponta a ponta — tanto para o cliente quanto para as instituições. 2024 será um ano que promete boas novidades”, finaliza João. – Fonte e mais informações: (https://www.travelexbank.com.br).