56 views 4 mins

IA Generativa revoluciona a experiência com cliente no mercado de cobrança

em Destaques
segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024

O ano de 2023 encerrou com resultados positivos de aplicação de IA no mercado de cobrança e já com projeções de crescimento para o próximo ano. De acordo com as previsões do Gartner, em 2024 haverá um aumento de 8% nos investimentos mundiais com essa tecnologia, com gastos chegando a um montante total de US$ 5,1 trilhões em todos os setores.

Uma das inovações está no uso da IA generativa em cobranças, por exemplo: como a tecnologia permite criar modelos altamente personalizados para abordagens de cobrança, adaptando-se aos perfis individuais dos devedores. Com a crescente demanda por soluções mais eficientes e centradas no cliente, essa ramificação da IA tem emergido como uma ferramenta revolucionária para impulsionar a eficácia das operações e obtenção de bons resultados em conversões.

“Hoje as pessoas buscam por soluções que conseguem não somente resolver o problema, mas que também se conectem com elas e entendam suas necessidades, com um diferencial por meio do relacionamento interpessoal. Essa tarefa humanizada está sendo apreendida pelas agentes virtuais e isso tem mudado completamente a aceitação desse tipo de solução, tanto para os clientes quanto para as empresas que a aplicam”, comenta Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest, empresa de recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual chamada Mia, conectada por inteligência artificial.

O especialista aponta, ainda, que a projeção do mercado para a aplicação de IA nas finanças para os próximos anos é positiva. De acordo com um estudo do Gartner, até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces ou modelos de inteligência artificial generativa (GenAI) e/ou implantado aplicativos habilitados para GenAI em ambientes de produção, contra menos de 5% em 2023.

Entre as principais buscas para a aplicação da IA estão a personalização e otimização dos processos internos das empresas. Para a Monest, isso reflete a busca do mercado por suprir as necessidades dos clientes da nova geração – que estão cada vez mais conectados e em busca de soluções rápidas e eficientes.

“A personalização da experiência do cliente está totalmente ligada ao sucesso das negociações feitas pela MIA, por exemplo. Quanto mais proximidade e rapidez a IA demonstrar, mais sucesso com os clientes a aplicação terá. E isso, quando pensamos no dia a dia fica claro: todos querem ser atendidos de forma rápida e eficiente”, explica Oliveira.

Ainda segundo o Gartner, até 2025, os fornecedores de tecnologia que quantificarem a contribuição positiva de suas ofertas para os objetivos de personalização da experiência de compra dos clientes aumentarão sua taxa de sucesso em 20%. “O que a IA aprendeu até hoje é como pensar como os humanos pensam e até além. Hoje, ela está aprendendo a se relacionar como os humanos. Essa inovação na forma de pensar em tecnologia trará, sem dúvidas, sucesso para todas as áreas que a aplicarem com assertividade”, avalia o CEO da Monest.