68 views 2 mins

Onyx: prorrogação da presença do Exército na Amazônia

em Destaques
terça-feira, 03 de setembro de 2019

Bolsonaro autorizou uma operação de Garantia de Lei e Ordem, que ganhou o nome de GLO Ambiental, para que os militares atuem no combate aos incêndios na floresta amazônica.
“Fizemos o primeiro enfrentamento pontual nas áreas onde tivemos incêndios, mas é muito importante que se combata as causas, que estão ligadas à questão do desmatamento ilegal, do garimpo ilegal”, disse Onyx, após reunião com os governadores dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, em Manaus. De acordo com Onyx, as equipes do Ibama e do ICMBio, que atuam na fiscalização, também precisam do suporte das Forças Armadas na preservação da floresta.
Onyx lidera uma comitiva presidencial à Amazônia para discutir o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais e colher propostas para um plano de desenvolvimento sustentável da região. Os governadores citaram, novamente, a regularização fundiária, o zoneamento econômico-ecológico (ZEE) e o desenvolvimento da economia verde como essenciais para um bom planejamento de políticas para a região.
Eles pedem também que haja o monitoramento permanente dos focos de incêndios. Em cerca de dez dias, o governo federal deve consolidar as propostas e apresentar um plano. “Que consiga fazer com que a produção e a preservação possam andar de mão dadas, fazendo com que a gente preserve esse grande patrimônio, mas, por outro lado, que os 23 milhões de mulheres e homens da Amazônia tenham boas condições de vida, capacidade de se desenvolver produtivamente”, disse Onyx (ABr).